Trabalho para disciplina Controle de Processos Industriais
Branch: master
Clone or download
Fetching latest commit…
Cannot retrieve the latest commit at this time.
Permalink
Type Name Latest commit message Commit time
Failed to load latest commit information.
cpiApp
README.md
analise.Rmd
delineamento.R
gui-planejamentoAPS.Rmd
guia-planejamento.Rmd
guia-planejamento.html

README.md

Controle de Processos Industriais

Disciplina ministrada pelo Professor Dr. Fernando de Pol Mayer

Objetivo do experimento

O objetivo do experimento é medir a velocidade com que os indivíduos leem, variando o estilo com que o texto digital é apresentado. Em outras palavras, encontrar a combinação entre as variáveis explicativas que minimiza o tempo de leitura.

Conhecimento relevante sobre o problema

Pode-se dizer que não existe muita informação relevante sobre as variáveis envolvidas na leitura, é uma área ainda nova, principalmente quando se fala em medir a velocidade da leitura. Em geral, os estudos encontrados trabalham com a qualidade da leitura e concluem que o tamanho da fonte não interfere na absorção de conhecimento, mas o tipo de fonte sim. Fora isso, tem-se algumas informações em manuais como o LaTeX que possui toda uma estrutura bem definida, a qual se argumenta que é a melhor estrutura para uma boa leitura. Mas em geral, é muito subjetivo, pois cada pessoa tem um gosto peculiar para/com sua leitura.

Sendo assim a proposta do trabalho é verificar se de fato isso é verdade ou se essa subjetividade tem algum padrão.

Variável resposta

Neste tipo de experimento é comum utilizar tipos diferentes de variações no estilo do texto para mensurar a qualidade da leitura. Em geral esse procedimento é avaliado atráves de questões de multipla escolha. Contudo para esse experimento a variável resposta vai ser dada pelo tempo de leitura.

A forma como é medida a variável resposta se da atráves de uma aplicação em shiny, na qual o indivíduo preenche um ID (que é fornecido por um dos alunos integrantes do grupo) e aperta em um botão verde, que nesse caso é o 'start', então um texto aparece, e após a leitura o indivíduo clica no botão vermelho que nesse caso é o "stop". Assim o tempo de leitura é calculo atráves do momento stop menos o momento start. Esse processo se repete para os demais textos.

TL = Start - Stop

TL = Tempo de Leitura

Variáveis explicativas (fatores controláveis)

Muitos fatores podem influenciar na leitura de uma pessoa. Mais ainda quando essa leitura é digital, pois estamos mais expostos a fatores distrativos.

As principais variáveis que podem ter efeito no tempo de leitura são: tamanho da fonte, tipo da fonte, espaçamento entre as linhas, quantidade de caracteres por linha, cor da fonte, interesse e conhecimento do indivíduo, luminosidade do aparelho, ambiente, poluição da página etc...

As covariáveis consideradas para este experimento são:

  • tamanho da fonte (12px-16px)

  • tipo da fonte (arial-serif)

  • espaçamento das linhas (120%-180%)

  • quantidade de caracteres por linha (60-75)

O tamanho e o tipo de fonte foram selecionados com base em duas matérias na internet que fazem referência ao mesmo estudo 1 2. Quanto a quantidade de caracteres por linha, existem várias teórias quanto ao melhor número de caracteres. Para este experimento será considerado 60 caracteres vs 75 caracteres com base nessa máteria que argumenta que o melhor comprimento da linha está entre 50-60 caracteres mas que alguns estudos sugerem que 75 caracteres também é um bom comprimento. E a escolha do espaçamento das linhas foi selecionada atráves da comparação de varios valores, e após certa discussão chegou-se ao consenso desses valores.

Sobre os efeitos esperados, pelas máterias citadas no começo do parágrafo anterior, esperamos obter resultados semelhantes quanto ao tamanho da fonte e o estilo da fonte. Ou seja, para o tamanho esperamos que que o tempo de leitura seja mais rápido conforme a letra aumenta, até certo ponto. E para o estilo da fonte esperamos que tenha uma leitura mais lenta quando a fonte não é uma fonte usual. Para a quantidade de caracteres espera-se uma maior velocidade de leitura quando fixada em 60 caracteres, pois segundo a máteria que se faz referência ao tamanho ideal da linha, linhas com muitos caracteres tendem a quebrar o ritmo da leitura.

Fatores mantidos constantes

Os fatores mantidos constantes são:

  • Cor da fonte: Preto

  • Poluição da página: Branca, sem propagandas e efeitos

A forma de controle é feita atráves da aplicação em shiny.

Fatores nuisance

Os fatores considerados nuisances para este experimento são:

  • Interesse

  • Conhecimento prévio

  • Ambiente

Para minimizar os possiveis efeitos advindos dessas fontes de variação, as pessoas serão consideradas blocos e instruidas a realizar o experimento na parte do dia que se sentirem mais confortaveis.

Interações

Espera-se que tamanho e estilo da fonte junto com a quantidade de caracteres por linha tenham uma interação tripla. Neste caso a combinação que se espera que minimize o tempo de leitura é estilo: Arial, tamanho: 16px e quantidade de caraceteres: 60.

Restrições do experimento

Algumas dificuldades do experimento consistem principalmente no processo de execução. Pois para garantirmos resultados integros optou-se por uma amostra selecionada de pessoas próximas ao integrantes do grupo para a execução do experimento. Pessoas essas que garantimos que querem e executarão o experimento de forma integra.

Desenho experimental inicial

Experimento fatorial em quadrado latino.

Combinações do experimento (Exemplo: set.seed(1234))

pessoa texto trat
I text1 serif;12px;120%;60
II text1 arial;12px;120%;60
III text1 serif;24px;120%;60
IV text1 arial;24px;120%;60
I text2 serif;12px;180%;60
II text2 arial;12px;180%;60
III text2 serif;24px;180%;60
IV text2 arial;24px;180%;60
I text3 serif;12px;120%;75
II text3 arial;12px;120%;75
III text3 serif;24px;120%;75
IV text3 arial;24px;120%;75
I text4 serif;12px;180%;75
II text4 arial;12px;180%;75
III text4 serif;24px;180%;75
IV text4 arial;24px;180%;75

Onde cada combinação é aplicado uma vez a uma das cazelas abaixo.

txt1 txt2 txt3 txt4
I 13 1 16 2
II 8 11 12 4
III 10 14 7 9
IV 3 15 5 6