Skip to content
Permalink
Browse files

Time, do coreano Kim-Ki Duk, é romance sobre passagem do tempo nos re…

…lacionamentos.
  • Loading branch information...
Caloni committed Jun 11, 2019
1 parent 10a0235 commit 2fb9019b03885203dec68aaecb981e7fe936c3b0
Showing with 20 additions and 0 deletions.
  1. +20 −0 content/movies/time.md
@@ -0,0 +1,20 @@
---
date: 2019-06-10T20:33:29-03:00
title: "Time - O Amor Contra a Passagem do Tempo"
desc: "Shi gan (aka Time). Por Ki-duk Kim, com Jung-woo Ha, Ji-Yeon Park, Jun-yeong Jang."
imdb: "0497986"
categories: [ "movies" ]
stars: "4/5"
img: "https://m.media-amazon.com/images/M/MV5BMTc2MDYwODEyN15BMl5BanBnXkFtZTcwMjI5NzQ5MQ@@._V1_.jpg"
---
Você sempre sai de um filme do diretor coreano Kim-Ki Duk ([Fôlego](/movies/folego), [Pieta](/movies/pieta), [Primavera Verão Outono Inverno e Primavera](/movies/primavera-verao-outono-inverno-e-primavera), [Tipo Ruim](/movies/tipo-ruim)) pensativo. É uma marca deste cineasta não fechar as pontas e abrir mais algumas. "Time" faz isso, e faz de uma maneira que dá pra se divertir no processo.

Ele conta a história de um casal de namorados que após dois anos juntos estão sofrendo um certo desgaste. Ela acha que ele não liga mais para seu corpo e seu mesmo rosto enfadonho. Ela é linda. Ele é mulherengo e distraído. Ela é louca.

Este é um filme que fala sobre a indústria da cirugia plástica estética, aquela feita apenas para as pessoas se sentirem bem com seu corpo e rosto. Junte isso e a loucura dos relacionamentos monogâmicos e você terá um thriller contemplativo.

Kim-Ki Duk é um diretor e roteirista que trabalha seus temas com afinco. Ele usa rimas visuais, como o eterno café onde o casal se encontra e faz escândalo, assim como um enigmático bilhete escrito Eu Te Amo inúmeras vezes, um em cima de outro. Quantas vezes na vida as pessoas dizem isso, nem sempre para a mesma?

A passagem do tempo é um tema recorrente em sua cinegrafia, assim como a superficialidade da matéria em detrimento ao bem espiritual mais valioso, e aqui recebe um tratamento rústico, quase uma carpintaria abstrata onde não temos certeza do que ele está falando, ou pelo menos não poderíamos verbalizar o que significam os acontecimentos do filme. Quer dizer, poderíamos, mas apenas narrar não soluciona o enigma da vida a dois. E o brilhantismo do filme está em não se esforçar para resolver este quebra-cabeças afetivo, pois cada um de nós terá uma forma de entender.

Eu sinceramente espero que você não deixe passar em branco a última cena do filme e a entenda como uma rima para o começo. Só assim para que o filme esteja completo. Porém, mesmo sem entender, há um acidente de carro próximo do final que já te deixará pensativo. Time consegue essa proeza algumas vezes.

0 comments on commit 2fb9019

Please sign in to comment.
You can’t perform that action at this time.