Skip to content
Permalink
Browse files

Chuva de Versão é trabalho neo-zeolandês sobre paraíso, sobre família…

… e sobre a futilidade da vida.
  • Loading branch information...
Caloni committed Jul 1, 2019
1 parent 0824fcc commit 9ed4d207bea59f2911075a141d23b6e1e5d418fb
Showing with 20 additions and 0 deletions.
  1. +20 −0 content/movies/chuva-de-verao.md
@@ -0,0 +1,20 @@
---
date: 2019-07-01T19:05:49-03:00
title: "Chuva de Verão"
imdb: "0287645"
desc: "Rain. New Zealand, 2001. Dirigido por Christine Jeffs, escrito por Kirsty Gunn, Christine Jeffs. Com Alicia Fulford-Wierzbicki, Sarah Peirse, Marton Csokas."
img: "https://m.media-amazon.com/images/M/MV5BOTAxMTJlMGUtNTA0Ni00OTFmLWFmNzYtOTJhYmYyNWY0YTA1XkEyXkFqcGdeQXVyNjYwOTAyMDc@._V1_.jpg"
categories: [ "movies" ]
stars: "5/5"
---
O DVD da quinta é um trabalho intimista, que usa a linguagem cinematográfica para nos absorver através de seu tom em um álbum de músicas dessa família "perfeita". Mas desde o começo é um filme niilista, ou sobre o paraíso perdido da vida em família. Estamos no paraíso, mas ele é vazio de alma. Suas cores estão drenadas, e por mais que esta seja uma das trilhas sonoras neo-zeolandesas mais belas e escolhidas e dedo para cada cena, quanto mais belo mais acusa uma nostalgia sobre uma vida que não existe. Está nas coisas que vemos, mas não nas pessoas, que não vivem. Flutuam sobre o nada.

Os pais estão se separando. A mãe está saindo com o vizinho. O pai não liga. A filha pré adolescente não se encaixa em sua idade, amadurece muito cedo, e será testemunha da impossibilidade de seu irmãozinho mais novo alcançar o ideal da felicidade.

Este é, portanto, um filme sobre a incapacidade de sentirmos algo enquanto estamos caindo. Pode ser encarado como depressivo, catártico, niilista e vários outros adjetivos que descrevem um sentimento sem realmente senti-lo, pois ele é inalcançável.

Para conseguir esse efeito o filme nos carrega por momentos que são belíssimos em imagem e som, sem nunca nos conseguir conectar com a felicidade de seus personagens. A menina beija um garoto para mostrar o seu lugar da mesma forma que a mãe trai seu inocente ou condescendente pai. O beijo é um símbolo e dele extraímos a morte.

Há um momento extremamente catártico no final que pode fazer alguns espectadores desatentos passarem realmente mal com a situação. É algo chocante, mas não inesperado. É natural. Tráfico e natural. A vida adulta chega como um soco no estômago dessa jovem.

Estamos hipnotizados assistindo este filme. Ele vai muito fundo sobre o quão rasa é a vida. Bate forte para os mais desavisados. E como Kirsten Dunst em [Melancolia](/movies/melancolia), é justamente o que desejamos.

0 comments on commit 9ed4d20

Please sign in to comment.
You can’t perform that action at this time.