Experimental - Job Description de Carreira Ruby
Branch: master
Clone or download
Fetching latest commit…
Cannot retrieve the latest commit at this time.
Permalink
Type Name Latest commit message Commit time
Failed to load latest commit information.
NivelJunior.md
NivelPleno.md Dicas do @lucas.s Aug 7, 2014
NivelSenior.md
README.md

README.md

Disclaimer: isso ainda é um draft bem rudimentar. A prioridade não é uma lista de ferramentas, técnicas ou tecnologias mas "perfil".

Requisitos mínimos

Todo desenvolvedor precisa, independente da experiência:

  • programar de forma limpa (código estruturado, modularizado, não-macarrônico, seguindo as convenções mínimas de cada linguagem, com testes unitários, com fluxo de pull request no github, com melhoria contínua)
  • precisa saber receber críticas (para melhoria de código, para comunicação, para teamwork)
  • precisa saber trabalhar em equipe (significa conciliar sua prioridade individual com a da equipe, ajudar para ser ajudado)
  • precisa gostar de programação (a meta tem que ser saber mais uma linguagem, mais de um estilo, mais de tipo de ferramenta)
  • do ponto de vista técnico, precisa desde o começo se preocupar com "Clean Code"
  • precisa conhecer o "processo" open source (o que significa, como contribui, etc).
  • não deveria precisar estar por escrito: mas precisa saber dar e receber feedback. E saber que feedback pode ser positivo e negativo. E que receber feedback negativo é uma oportunidade pra melhorar, feedback positivo é só o normal, não precisa receber toda hora.
  • trabalhar em mais de um tipo de projeto. Anos de experiência só contam se trabalhou em múltiplos tipos diferentes de projetos. Por exemplo: se ficou 2 anos num único produto pequeno é menos que 1 ano em 3 projetos diferentes. Se fez 10 sites de conteúdo de agência em 1 ano é menos que 1 projeto web application no mesmo período.

O salto de Júnior para Pleno é mais técnico, onde a experiência e o estudo precisam levar a um acúmulo e domínio maior de mais e mais tecnologias, ferramentas, procedimentos.

O salto de Pleno para Sênior é mais de postura, onde o "programador" passa a ser encarado de fato como um "profissional", alguém a quem sabemos que podemos passar uma responsabilidade e contar com o resultado.