No description, website, or topics provided.
Switch branches/tags
Nothing to show
Clone or download
Fetching latest commit…
Cannot retrieve the latest commit at this time.
Permalink
Type Name Latest commit message Commit time
Failed to load latest commit information.
src
ProgramacaoDinamica.pdf
README.md

README.md

Multiplicação de Cadeia de Matrizes

Este repositório foi criado com o intuito de disponibilizar as implementações dos algoritmos Recursive-Matrix-Chain e Matrix-Chain-Order em JAVA.

Encontram-se aqui todos os arquivos referentes a implementação de Matrix-Chain-Order que utiliza a programação dinâmica para fornecer o custo mínimo de multiplicação de cadeias de matrizes, e posteriormente a melhor parentização para a multiplicação.E a implementação de Recursive-Matrix-Chain que por ser recursivo demananda maior custo para obtenção dos resultados.

A finalidade é demonstrar através dessas implementações que a programação dinâmica é capaz de reduzir um processo exponencial em n para O(n3).

Requisitos para execução

A execução dos programas em Java e feita através da JVM, que precisa estar previamente instalada. Para que o programa possa ser compilado é necessário a instalação do JDK. A forma mais prática é a instalação de um IDE. Recomendamos o Netbeans IDE que já é instalado juntamente com o JDK.

Arquivos

  • No pacote Classes: Matriz. java;
  • No pacote Janelas: JPrincipal.java e JPrincipal.form

Onde, Matriz.java é a classe que contém os atributos e métodos necessários para obter os custos para a multiplicação de cadeia de matrizes; JPrincipal.java é a classe que cria a interface gráfica para entrada e saida de dados; JPrincipal.form e um arquivo auxilar .xml para o Netbeans IDE.

Instruções de compilação e execução

Primeiramente, caso não tenha a JVM instalada, baixe e instale. Baixe e instale o Netbeans IDE. No Netbeans, vá no menu Arquivos/Novo Projeto. Selecione a opção Java/Aplicação Java. Vai ser criado um projeto padrão JSE. Na estrutura de diretórios, procure a pasta src. Copie pra dentro desta pasta os pacotes que estão nesse repositório. Para compilar o projeto, vá no menu Executar/Limpar e Construir Projeto. O Netbeans IDE vai gerar os bytecodes a partir dos arquivos .java que estão nos pacotes. Para executar o projeto, na estrutura de diretóios, procure a pasta dist. Nesta pasta está o arquivo executável .jar.

As implementações foram desenvolvidas por Maria Filomena de Souza Alves, Luciano Pereira Varanis e Carlos Alberto de Assis alunos da disciplina Estrutura de Dados e Algoritmos, do curso de Mestrado em Modelagem Matemática da Informação da FGV- RJ no ano de 2013.