s-l-chiavegatto edited this page Mar 20, 2018 · 5 revisions

Somos o Gamux, a entidade estudantil de desenvolvimento de jogos da Universidade Estadual de Campinas.

Acompanhe-nos em nossas redes sociais!

Perguntas Frequentes:

Qual é o objetivo do Gamux?

Nosso objetivo é divulgar o conhecimento sobre o desenvolvimento e a indústria de jogos, principalmente digitais, para o maior público-alvo possível. Para isso, atualmente organizamos palestras, workshops e três Game Jams por ano, além dos projetos que estão listados na aba do lado. Note também que cada membro nosso pode ter empreendimentos independentes em que você pode se envolver - procure nossos contatos página da Coordenadoria, em nossas redes sociais no Facebook, no Whatsapp e em nossa lista de e-mail.

Quem faz parte do Gamux?

A gestão do grupo é constítuida em maioria por estudantes de computação da região de Campinas, assim como os participantes de nossos eventos e projetos. Temos sedes na Unicamp, PUC-Campinas, FACAMP e, em breve, na Metrocamp.

Como participar do Gamux?

Recomenda-se participar de nossos eventos, listados na aba ao lado. Anualmente organizamos votações para a coordenadoria do grupo com cada coordenador escolhendo seus assessores no ano seguinte, então o envolvimento é essencial para marcar sua presença nas nossas atividades. Caso queira interagir com nossa comunidade, temos página no Facebook, grupo no Whatsapp e lista de e-mail.

Não existe um processo seletivo para admissão no Gamux; contamos apenas com o seu interesse em adquirir experiência administrativa gerindo o grupo, em fazer parte de nossos projetos e eventos e, acima de tudo, em aprender.

Não sou da gestão do Gamux. Ainda posso ir nas reuniões semanais do grupo?

Sim, todos são bem-vindos. Caso queira contribuir para as pautas de nossas reuniões, inscreva-se na nossa lista de e-mail.

Não possuo experiência prévia com programação ou qualquer outra técnica usada no desenvolvimento de jogos. Ainda posso fazer parte do Gamux?

Sim, venha aprender conosco.

Não sou matriculado em nenhuma das sedes. Ainda posso fazer parte do Gamux?

Sim.

O que é uma Game Jam?

Uma Game Jam é uma maratona aonde os participantes devotam seu tempo livre para a criação de jogos.

O evento pode ter a duração de 24h à 48h, e normalmente envolve reunir os participantes em um mesmo local físico. A produção de jogos em uma Jam começa com um "tema surpresa" - uma palavra, um tópico, ou apenas uma ideia que nenhum participante conhece de antemão - e que deverá ser a base do jogo. Terminado o prazo, todos se reúnem para apresentar o que foi desenvolvido.

Uma Jam não é uma competição. Apesar de algumas poderem apresentar prêmios ou recompensas, as Jams, ao contrário de por exemplo, Hackatons, são eventos colaborativos, e os participantes são livres para ir e vir de seus grupos para conversar com outros participantes, testar os jogos de outras equipes, dar e receber conselhos sobre como melhorar seus jogos.

Por que Game Jams são importantes?

Fazer jogos é difícil; menos pela prática em si, e mais pela intimidadora tarefa de definir o começo e motivar o desenvolvimento de um jogo: como iniciar um projeto? Como dividir seu tempo nas pequenas tarefas de produção de um jogo? O que é possível colocar no jogo? Quanto tempo será gasto? O que é possível fazer com conhecimento prévio? Todas essas são perguntas que a indústria quer que você saiba responder.

Jams são importantes porque elas restringem os participantes de uma maneira criativa; existe um tempo fixo, existem temas que devem ser utilizados no jogo, e principalmente, existem pessoas motivadas à se dedicarem integralmente na tarefa de criar um jogo no pequeno tempo disponível. São momentos de aprendizado, dedicação, criatividade e exclusividade para uma prática em que é muito difícil se ter algo satisfatório produzindo sozinho ("Será que posso adicionar mais features no jogo? Será que posso melhorar o desenho? Será que já posso pedir para outras pessoas testarem o jogo?"). São também uma ótima oportunidade de começar a se criar um portfólio de jogos produzidos, completos ou não.

O Gamux lida com eSports?

Não no momento. Caso tenha interesse em competições de jogos, entre em contato com nossos amigos da Unicamp Tritons. Se quiser aprender sobre como fazer um jogo que eventualmente ganhe um cenário competitivo, que tal começar pela nossa página da wiki de Programação de Jogos, Game Design e Game Engines?

A Gamux...

Por acordo comum, o correto é "o Gamux".

You can’t perform that action at this time.
You signed in with another tab or window. Reload to refresh your session. You signed out in another tab or window. Reload to refresh your session.
Press h to open a hovercard with more details.