Um jogo em formato puzzle para auxiliar na aprendizagem de algoritmos
Switch branches/tags
Nothing to show
Clone or download
Fetching latest commit…
Cannot retrieve the latest commit at this time.
Permalink
Type Name Latest commit message Commit time
Failed to load latest commit information.
Documentos/Personagem
Exemplos/ExemploDeCodigoLabirinto
Ferramentas
Projetos/JogoLabirinto
.gitignore
README.md

README.md

PesquisaPIBIC

Jogos eletrônicos como um incentivo para alunos em disciplinas introdutórias de programação

Resumo

Introdução e Objetivo

Mesmo com evolução da computação e o avanço do mercado na área da tecnologia da informação, tem diminuído o número de acadêmicos interessados em cursos de graduação voltados a estas áreas. Na grande maioria dos casos, a disciplinas introdutórias são as principais responsáveis pelo sucesso dos alunos no andamento do curso. E consequentemente, a culpada por uma parcela da evasão.

Com base neste, surge a necessidade de criar formas de incentivo aos acadêmicos que se mostram interessados em aprender.

Uma das estratégias que tem se mostrado eficientes para atrair e auxiliar a introdução de novos alunos na área de desenvolvimento de sistema, é o desenvolvimento de jogos.

A ideia que deu origem a este trabalho, é parte do tema de projeto de mestrado de um professor atuante na nesta instituição.

Material e Métodos

Foi realizado um levantamento sobre os temas de jogos educativos na área da computação, afim de conhecer e estudar melhorias que possam ser aplicadas a este meio. Esta busca foi crucial para conhecer os projetos já presentes na atualidade e, com isso, aprender com os erros e acertos já enfrentados.

A implementação foi realizada utilizando a linguagem Java e a biblioteca LibGDX foi eleita para auxiliar na programação e design do jogo. Esta eleição considerou o fato de que produto final deverá ser multiplataforma, ou seja, deverá estar disponível para computador, smartphones ou tablets. Outro fator importante são os termos de licença de uso impostos pela ferramenta, que permite com que produtos não-comerciais sejam desenvolvidos sem gerar custos para o projeto.

Para interpretação do código-fonte digitado pelo jogador foi selecionada a biblioteca Rhino, onde é possível executar a interpretação de código JavaScript e interagir com classes e objetos existentes na implementação Java.

Resultados

O jogo trata-se de um desafio, onde o jogador deve fazer com que o personagem percorra um labirinto de blocos e chegue até o seu objetivo. Porém, ao percorrer o caminho o jogador deve garantir que o personagem passe por todos os blocos existentes antes de chegar ao ponto final. Ao passar de nível, o jogador é colocado diante de desafios cada vez mais complexos, no qual exigem que sejam utilizadas lógicas de programação, como condições e laços de repetição.

Na fase inicial do projeto, o jogo foi desenvolvido para ser controlado pelo teclado e mouse, uma vez que o objetivo era avaliar a biblioteca utilizada e as mecânicas a serem implementadas.

Na segunda fase foi realizada uma pesquisa sobre Metaprogramação, Programação Reflexiva e Programação Orientada a Aspectos. Estes conceitos foram utilizados no módulo de interpretação e correção de código fonte, para permitir que os jogadores controlem o jogo por meio da escrita de código-fonte e resolução de algoritmos.

Considerações Finais

Espera-se que este trabalho possa contribuir com a motivação e desenvolvimento de alunos ingressos em disciplinas iniciais de cursos da área de Tecnologia da Informação (TI), uma vez que desafios e descontração estarão diretamente ligados a conceitos importantes de lógica e programação. Conceitos estes que, segundo a literatura, são essenciais para o sucesso dos alunos iniciantes na área de TI.

Publicado em 2016 no VII CONCCEPAR (Congresso Científico da Região Centro-Ocidental do Paraná)

Sobre o PIBIC

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) visa apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica. A cota de bolsas de (IC) é concedida diretamente às instituições, estas são responsáveis pela seleção dos projetos dos pesquisadores orientadores interessados em participar do Programa. Os estudantes tornam-se bolsistas a partir da indicação dos orientadores.

Fonte: http://cnpq.br/pibic