CENIPA Analytics
Clone or download
Fetching latest commit…
Cannot retrieve the latest commit at this time.
Permalink
Type Name Latest commit message Commit time
Failed to load latest commit information.
dat
docs
pentaho
src
README.md

README.md

cenipa-analytics

CENIPA Analytics

Ocorrências Aeronáuticas na Aviação Civil Brasileira

A base de dados de ocorrências aeronáuticas é gerenciada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes aeronáuticos (CENIPA). Constam nesta base de dados todos os acidentes e incidentes graves notificados ao CENIPA nos últimos 10 anos e que ocorreram em solo brasileiro.

Dentre as informações disponíveis estão os dados sobre as aeronaves envolvidas, fatalidades, localidade, data / horário e classificação / tipificação das ocorrências. São resguardados os dados pessoais de pessoas físicas / jurídicas envolvidas.

Essa base de dados é composta por informações preliminares. Dados consolidados podem ser obtidos após o encerramento dos trabalhos de investigação através dos relatórios finais publicados e disponíveis no site do CENIPA.

Os relatórios finais podem ser consultados no site do CENIPA.

Artigos científicos sobre o tema podem ser encontrados / publicados na Revista Conexão SIPAER.

Outras bases de dados para consultas:

NTSB
BEA

Dicas para melhor aproveitamento dos recursos

Antes de fazer o download dos dados, veja o modelo de dados e o dicionário de dados. Estes dois recursos irão guiá-lo(a) para um adequado entendimento sobre os relacionamentos entre os três conjuntos de dados disponíveis (ocorrencia, aeronave e fator_contribuinte).

Para se aprofundar no tema, visite o site do CENIPA e confira as LEGISLAÇÕES que norteiam a investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos no Brasil.

Conheça o Manual de Investigação do SIPAER. Nos anexos deste documento você encontrará uma tabela de domínios (taxonomia) para algumas das variáveis disponíveis nos conjuntos de dados.

Devido ao dinamismo dos trabalhos de investigação e preocupação do CENIPA com a agilidade na disponibilização dos dados, os conjuntos de dados geralmente estarão mais atualizados do que os relatórios que os acompanham. Portanto, sempre que possível, utilize os conjuntos de dados para fazer os seus estudos e análises.

Fonte:
http://dados.gov.br/dataset/ocorrencias-aeronauticas-da-aviacao-civil-brasileira