Skip to content
master
Switch branches/tags
Go to file
Code

Latest commit

 

Git stats

Files

Permalink
Failed to load latest commit information.
Type
Name
Latest commit message
Commit time
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sobre o livro

Este livro é sobre o paradigma funcional. E para aprender, usaremos a linguagem funcional mais popular do mundo: JavaScript. Alguns pensam que essa linguagem não é uma boa escolha por acharem que ela é predominantemente imperativa. No entanto, acredito que é a melhor forma de aprender FP por vários motivos:

  • Você provavelmente usa JavaScript no seu trabalho:

    Isso torna possível a prática e a aplicação dos conhecimentos adquiridos em projetos reais, e não somente em pequenos projetos criados em seu tempo livre com linguagens puramente funcionais.

  • Nós não temos que aprender absolutamente tudo antes, para começar a programar.

    Em uma linguagem funcional pura, você não pode declarar uma variável ou ler um nó do DOM sem usar monads. Aqui aprendemos a purificar nosso código com algumas trapaças. E também é mais fácil de começar com JavaScript, pois ele possui uma mistura de paradigmas, e você pode usar suas práticas comuns enquanto não possui todos os conhecimentos necessários.

  • A linguagem é totalmente capaz de escrever código funcional de alto nível.

    Nós temos tudo que precisamos para simular linguagens como Scala ou Haskell com o auxílio de uma ou duas bibliotecas. Atualmente OOP (Object-oriented programing/Programação Orientada a Objetos) é dominante no mercado, e claramente em JavaScript isso é um pouco desajeitado. Seria como "acampar no meio de uma estrada" ou "fazer sapateado usando botas de borracha". Nós temos que usar bind em todos lugares onde queremos usar o escopo do this, nós não temos classes[ainda], temos que tratar o comportamento do new quando o mesmo é esquecido de ser invocado, membros privados são apenas disponíveis por meio de closures. E por isso, para muitos de nós, FP parece ser mais natural.

Dito isto, programar em linguagem funcional será sem dúvida a melhor forma de aprender os conceitos propostos neste livro. JavaScript será o meio de aprendermos este paradigma, onde você mesmo é quem irá aplicá-lo. Felizmente, todas as interfaces são matemáticas e portanto universais. Você se sentirá familiarizado com linguagens como Swift, Scala, Haskell, Purescript e outros ambientes matematicamente inclinados.

Gitbook (para uma melhor experiência)

Faça você mesmo

git clone https://github.com/MostlyAdequate/mostly-adequate-guide-pt-BR

cd mostly-adequate-guide-pt-BR/
npm install gitbook-cli -g
gitbook init

brew update
brew cask install calibre

gitbook mobi . ./functional.mobi

Conteúdo

Veja SUMMARY.md

Contribuir

Veja CONTRIBUTING.md

Traduções

Veja TRANSLATIONS.md

Planos para o futuro

  • Parte 1: É um guia para as noções básicas. Estou atualizando conforme encontro erros, pois este é apenas um esboço inicial. Sinta-se a vontade para ajudar!
  • Parte 2: Abordar tipos de classes (type class) como functors, monads e traversable . E espero encontrar um tempo para abordar transformers e criar uma aplicação de fato pura.
  • Parte 3: Unir a programação prática com as maluquices acadêmicas. Veremos comonads, f-algebras, free monads, yoneda, e outras construções categóricas

About

Mostly adequate guide to FP (in javascript, translated in portuguese)

Resources

License

Releases

No releases published

Packages

No packages published