Skip to content

Tutorial packaged app

Diogo Lucas edited this page Jun 27, 2014 · 7 revisions

Criação da aplicação "Hello World"

Este tutorial pretende mostrar o procedimento base para a criação de uma aplicação do tipo Packaged App e respectiva submissão no catálogo de aplicações da OST. O conteúdo apresentado pela aplicação vai ser uma página simples a dizer "Hello World!".

Requisitos para o tutorial

  • Ter uma conta na OST e estar registado como developer [1];
  • Editor de texto;
  • Arquivador (zip).

Criar aplicação

Passo 1

Crie uma directoria no seu computador onde serão armazenados os seus ficheiros HTML, CSS, JavaScript e imagens. Adicione a seguinte informação ao seu primeiro ficheiro, de nome index.html:

<!DOCTYPE html>
<html>
    <head>
        <title>Hello World!</title>
    </head>
    <body>
        Hello World!
    </body>
</html>

Este ficheiro deve consistir num documento HTML com as mesmas características que as páginas web usuais. Pode fazer referência a conteúdo externo e permite incluir e executar linguagens de scripting interpretáveis, como JavaScript.

Passo 2

Inclua uma imagem que represente o logótipo da sua aplicação. Esta pode ter o formato JPEG, PNG ou TIFF mas, para melhores resultados, deve ser um quadrado com pelo menos 230 pixels por lado. Neste exemplo foi-lhe dada o nome icon.jpg.

Passo 3

Crie um ficheiro de nome config.xml com a seguinte informação:

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<widget xmlns="http://www.w3.org/ns/widgets" id="http://widgets.tice.ipn.pt/yourapp" version="1.0.0">
   <name>Hello World</name>
   <content src="index.html" />
   <icon src="icon.jpg" />
</widget>

Este é um ficheiro de manifesto que possui as informações necessárias à inicialização da aplicação. Permite especificar o nome da aplicação, as suas dimensões, bem como informações adicionais como o autor, descrição, acesso a recursos externos, acesso a funcionalidades da plataforma, entre outros.

O ID escolhido para a aplicação foi yourapp. É importante que o prefixo seja sempre http://widgets.tice.ipn.pt.

Passo 4

Crie um arquivo comprimido ZIP que contenha o conteúdo existente no interior da pasta (atenção, não inclua a pasta em si, mas apenas o seu conteúdo).

Passo 5

Altere a extensão de .zip para .wgt. A este ficheiro comprimido é dado o nome de widget na especificação Widgets 1.0 do W3C.

Submeter aplicação no portal

Passo 1

Entre no portal com a sua conta de developer. Aceda à zona “Developer”, ao separador “Criadas por si” (na língua inglesa, “Developed by you”) e carregue no botão “Create an app”.

add app

Passo 2

Carregue em “Nova Aplicação Packaged” (na língua inglesa, “New Packaged App”).

create app

Passo 3

Faça upload do arquivo comprimido WGT usando a dropzone ou o método de submissão de ficheiros típico.

upload app

Caso não saiba o que significa o campo Iniciativa no formulário, pode consultar as nossas FAQ.

Publicação no Marketplace

Neste momento, a sua aplicação está criada mas não publicada para os outros utilizadores da plataforma. Para o fazer tem de ir à página com as aplicações criadas por si e abrir a que submeteu neste tutorial. Surgirá uma página semelhante à seguinte, onde deve carregar no botão "Administração" (ou "Administration"):

Administração da Aplicação

Após isso é só aceder à tab “Publicar no Marketplace” (na língua inglesa, “Publish to Marketplace”) e carregar no botão de publicação.

publication

A sua aplicação ficou neste momento pendente para aprovação. Assim que esta for aprovada será notificado para o email especificado na sua conta de developer. Pode ainda visioná-lo tal como os utilizadores poderão, assim que esta seja aprovada, em https://www.ost.pt/app/yourapp.

Dúvidas / Sugestões

Por favor partilhe as suas dúvidas e/ou sugestões no nosso Fórum de Suporte.


[1] Para saber como criar uma conta de developer, veja o primeiro tópico da Developer FAQ

You can’t perform that action at this time.