Skip to content

Código-fonte para a matéria que analisa o histórico de apoio ao governo na Câmara dos Deputados || Source code for the story that dives into historical data about government support in Brazil's House of Representatives

master
Switch branches/tags
Code
This branch is even with estadao:master.
Contribute

Latest commit

 

Git stats

Files

Permalink
Failed to load latest commit information.
Type
Name
Latest commit message
Commit time
 
 
 
 
viz
 
 
 
 
 
 
 
 

LINHA DO TEMPO DO GOVERNISMO

Esse é o código para a matéria "Uma história visual do governismo na Câmara".

Estrutura do repo:

code

No diretório code, você encontra arquivos usados para coletar e processar os bancos de dados.

camaraPy.py é um pacote Python, ainda em estágio inicial de desenvolvimento, que define métodos de conveniência para acessar a API da Câmara dos Deputados.

makeRequests.py inicia o processo de coleta, usando os arquivos .csv que estão disponíveis em data/proposicoes-por-ano. Tratam-se de listas de todas as proposicões apresentadas no Câmara. Ele retorna um arquivo csv para cada votação.

Como a API ainda está em estágio beta e alguns dados estão faltando, o programa vai gerar um novo diretório data/scraping-control que cria arquivos placeholder com os ids das proposições e votações que foram baixadas com sucesso e também as que retornaram algum problema. Esse log permite ter mais confiança na funcionalidade da coleta.

Em generate-data.ipynb, os dados são processados para o formato necessário para as visualizações de dados.

Em analise.ipynb, "entrevistamos" os registros, tentando encontrar ângulos de interesse.

data

O diretório contém tanto os arquivos necessários para iniciar a coleta de dados, em data/proposicoes-por-ano, quanto o resultado das coletas feitas [por code/maeRequests.py, salvos em data/csvs.

Além disso, depois da execução de makeRequests.py, que inicia a coleta de dados, será criado um novo diretório, scraping-control, que serve para registrar que proposições e votações foram acessadas com sucesso e quais falharam.

viz

O subdiretório code contém os arquivos JavaScript que geram os gráficos vistos na matéria, enquanto o subdiretório data contém os arquivos csvs usados para elaborar as visualizações.

Outras notas metodológicas:

Foram feitas consultas para obter os resultados de cada uma das votações nominais que aconteceram na Câmara no período entre os dias 1º de janeiro de 2003 e 31 de dezembro de 2018. Quando o governo não registrou uma orientação ou liberou a bancada, os dados relacionados foram descartados. Depois, os resultados foram agrupados por partido.

Consideramos que um voto a favor do governo é aquele que segue exatamente a orientação da liderança. Por exemplo, caso a indicação seja “sim”, apenas os votos “sim” de um partido serão contados. Todos os demais (“não”, “obstrução” ou “abstenção”) são considerados votos contra o governo – ainda que, em situações específicas, possam ter sido benéficos para as intenções do executivo.

O sistema da Câmara encontra-se atualmente incompleto, então algumas votações importantes não constam do levantamento. Para ilustrar momentos chaves que estavam ausentes do banco de dados, a reportagem adicionou manualmente os resultados para a PEC da CPMF, de 2007, para a abertura do processo de impeachment de Dilma Rousseff e para as duas acusações criminais contra Michel Temer.

About

Código-fonte para a matéria que analisa o histórico de apoio ao governo na Câmara dos Deputados || Source code for the story that dives into historical data about government support in Brazil's House of Representatives

Resources

License

Releases

No releases published

Packages

No packages published