Kit de ferramentas para facilitar o entendimento das diretrizes WCAG
Switch branches/tags
Nothing to show
Fetching latest commit…
Cannot retrieve the latest commit at this time.
Permalink
Failed to load latest commit information.
fonts Upload v1 Feb 25, 2018
pt-br Upload v1 Feb 25, 2018
CODIGO-DE-CONDUTA.md
README.md

README.md

Logo do projeto Acessibilidade Toolkit

Contributions Welcome a11y ok Accessibility ok Accessibility ok Accessibility ok

Acessibilidade Toolkit

Kit de ferramentas para auxiliar o entendimento das diretrizes WCAG

Versão atual: 1.0.0 Changelog


Attention:

This project is initially in brazilian portuguese (pt-br), but will also be available in English. Feel free to contribute translations.


Sobre o projeto

Este material não substitui as diretrizes e recomendações WCAG!

A ideia aqui é facilitar e simplificar o seu entendimento através de uma apresentação lúdica e simplificada. Tornamos mais fácil a compreensão das diretrizes, mas para um melhor entendimento e aprofundamento, sempre será recomendado a consulta de informações nas diretrizes oficiais disponibilizadas pelo W3C.

Este material pode ser usado de diferentes formas. A aplicação inicial foi pensada para a utilização em exercícios de card sorting onde as pessoas envolvidas em projetos digitais poderiam facilmente identificar gaps e atividades que precisariam contemplar durante o desenvolvimento de projetos digitais (sites e aplicativos).

Mas na prática um toolkit neste formato (cards) pode ser utilizado como fonte rápida de consulta de diretrizes WCAG, disseminação de conhecimento, facilitador de discussões, identificador de funcionalidades ou até mesmo como um checklist. Manusear algo físico ao invés de apenas consultar digitalmente estimula a criatividade em qualquer processo de desenvolvimento de produto.

Se quiser ler detalhadamente sobre todo o processo criativo e o que me fez decidir criar esse material, leia este artigo: https://uxdesign.blog.br/acessibilidade-toolkit-entendendo-de-uma-vez-por-todas-a-wcag-e2714120d80

Como contribuir com o projeto?

Este projeto é livre para que você contribua como puder, seja corrigindo informações, seja traduzindo o material, seja atualizando o layout, enfim... como quiser. Porém para que ocorra o correto desenvolvimento é sempre bom seguir algumas boas práticas, dessa forma contribuímos para um ambiente evolutivo saudável e efetivo para todos.

Ao contribuir com traduções, siga esses poucos passos:

  • Traduções precisam ser disponibilizadas publicamente;
  • Clone o repositório;
    • Crie uma "branch" para o projeto;
    • Crie uma pasta com as iniciais do idioma a ser inserido (por exemplo: para inglês, crie uma pasta "en");
    • Acrescente o mesmo código como sufixo no nome do arquivo (por exemplo: "acessibilidade-toolkit-cards_en.pdf";
    • Utilize sempre minúsculas tanto para nomes de pastas como nomes de arquivos;
  • Envie o "pull request" para que possamos conferir e efetuar o "merge" do material;
  • Não esqueça de descrever todas as alterações efetuadas para atualizarmos o changelog.

Se você nunca contribuiu com projetos Open Source via GitHub e não tem a mínima ideia de como fazer isso, leia esses artigos:

Contribuindo com projetos Open Source (Parte 1) | Contribuindo com projetos Open Source (Parte 2)

Créditos

Este material foi criado, planejado e desenvolvido por Marcelo Sales, um designer que atua com UX, mas tem a acessibilidade como principal causa e disseminação de conhecimento.

Este projeto é uma iniciativa acessibilida.de

Fonte utilizada

A fonte utilizada neste projeto é a Tiresias Infofont. Trata-se de uma fonte produzida por John Gill e criada especialmente a pedido do RNIB (Royal National Institute of Blind People). Ela possui licença livre de uso pessoal e comercial e também está disponibilizada neste repositório.

Licença de uso

Sinta-se livre para utilizar, traduzir, editar, customizar e redistribuir da forma como quiser, inclusive modificando o layout e características dos cards e da caixinha para armazenar. Desde que cite a fonte e inclua um link para este projeto, e também efetue a distribuição utilizando o mesmo tipo de licença.

O trabalho "Acessibilidade Toolkit" está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Baseado no trabalho disponível em http://acessibilida.de.