Permalink
Switch branches/tags
Nothing to show
Find file Copy path
Fetching contributors…
Cannot retrieve contributors at this time
20 lines (13 sloc) 2.37 KB
layout title tags categories indexed resume
post
Oversaturated
simplicidade pt
artigo
true
Nem sempre a solução engenhosa do vizinho é útil para você.

É engraçado como somos influenciados pela opinião dos que consideramos grandes. Faço questão de aprender com outros e é muito bom crescer com a experiência daqueles que visivelmente estão na nossa frente. Mas, é interessante como a opinião de alguém grande nos força a pensar que estamos errados quando podemos estar certos.

A minha equipe está passando por uma remodelagem no formato de trabalho. Estamos, enfim, saindo do escritório e trabalhando em casa. Precisávamos refazer nosso fluxo de revisão de código. Antes a revisão ocorria naturalmente através do Pair Programming, agora precisamos de um novo fluxo que supra a falta dos pares. E esse fluxo nasceu naturalmente. Ninguém combinou como fazer. Ele simplesmente ocorreu. O princípio de que devemos revisar código é intrínseco a nossa forma de desenvolver, por isso a espontaneidade.

Na semana passada Dan Croak publicou no blog da thoughtbot um artigo muito interessante sobre como eles fazem revisão de código. O fluxo de revisão deles é realmente muito bom. E no início desta semana surgiu a proposta de utilizarmos esse fluxo. Li novamente o artigo e aí começa toda a questão.

O fluxo proposto por Dan Croak é muito bom, mas não significa que ele é bom para nossa equipe. Somos uma equipe pequena, que mora na mesma cidade (que aliás é minúscula) e já temos um fluxo de revisão funcionando. Para mim o fluxo da thoughtbot é uma solução oversaturated. Supersaturada para nosso caso, é claro. Ela oferece muito mais do que precisamos nesse momento. A simplicidade nos permite hoje ser mais ágeis no que fazemos e abrir mão dela é um risco.

Não precisamos seguir os mesmos passos que os grandes para termos sucesso. Devemos aprender com eles analisando seus contextos, mas não podemos pensar que a forma deles é a ideal para todos. Não precisamos pensar que estamos no caminho errado. Simplesmente tomamos outro caminho que soluciona o nosso problema. Não copie os outros simplemente porque eles são grandes. Você já pode ter encontrado a melhor solução para seu problema. Se você precisar mudar, não se culpe, mude.