Skip to content
Browse files

New post about creativity tools

  • Loading branch information...
1 parent b491d9c commit 8ffe37dc86358e3001a891834a0925677850a10e @andersondias committed Apr 13, 2011
View
29 _posts/2011-04-13-as-ferramentas-de-um-artesao-de-software.markdown
@@ -0,0 +1,29 @@
+---
+layout: post
+title: As ferramentas de um artesão de software
+categories: ferramentas ambiente pt
+---
+
+Criatividade é um requisito e não uma característica desejável para um desenvolvedor de *software*. A criatividade vem de qualquer lugar, a qualquer hora. É impossível regrá-la, mas podemos estimulá-la com alguns artifícios. Uma das formas mais simples de expandir nosso potencial criativo é estar em um ambiente que nos inspire.
+
+Não é incomum encontrar equipes de desenvolvimento alocadas em salas apáticas. As cores das paredes, móveis, cadeiras, tudo isso influencia diretamente na produtividade da equipe e na qualidade do que é desenvolvido<sup>1</sup>. Uma sala de desenvolvimento precisa ser um ambiente que estimule o time dando a ele não somente conforto, mas as melhores ferramentas para explorar sua criatividade.
+
+Como já falei em outro momento [somos viciados em *software*](/2011/02/26/viciados-em-software/index.html) e sempre pensamos em sistemas que possam nos ajudar no processo de desenvolvimento. Muitos de nós ao prototipar de uma tela recorrem a algum *software* que lhe permita desenhar o esboço. O problema é que sistemas possuem limitações. Precisamos fugir deste vício.
+
+![Lápis de cor](/images/therefore-colorpencils.jpg "Lápis de cor")
+
+<p class='image-description'> <a href='http://www.flickr.com/photos/therefore/4101567511/'>Colour pencils by therefore</a></p>
+
+Murais, quadros branco, papel, lápis de cor, borracha, canetas coloridas, giz de cera, tesoura, régua, post-its de diversas cores. Essas são ferramentas que estimulam a criatividade. Não é necessário ser um excelente desenhista para manuseá-las. A maioria dos desenvolvedores pode utilizar essas ferramentas no seu dia a dia. Esses são materiais obrigatórios em uma sala de desenvolvimento.
+
+Certa vez [Vinicius Teles](http://twitter.com/viniciusteles) visitou nosso escritório e umas das primeiras coisas que ele perguntou foi: "Onde estão os lápis de cor, as canetas coloridas e papéis?". Tinhamos boas mesas, cadeiras confortabilissimas e ótimos computadores. Porém, ainda precisávamos das ferramentas certas para estimular nossa criatividade. Fomos à papelaria mais próxima e compramos todo o material que era necessário. Fazer protótipos utilizando estes materiais se tornou uma tarefa muito mais divertida e produtiva.
+
+Estes itens não são utilizados somente no processo de prototipação. Modelagem de dados, esboço de relatórios, fluxos de telas, *site-maps*, rascunhos de algoritmos, mapas mentais, avisos. São muitas as formas que podemos utilizar esses objetos para expandir nossa capacidade de criar coisas novas.
+
+Somos [artesãos de *software*](http://manifesto.softwarecraftsmanship.org/) e não robôs. Precisamos das ferramentas corretas. E, com certeza, um computador com um super processador não é a única ferramenta que necessitamos.
+
+\-\-
+
+Referências:
+
+1. Tom DeMarco e Tim Lister, *Peopleware: Productive Projects And Teams*
View
BIN images/therefore-colorpencils.jpg
Sorry, something went wrong. Reload?
Sorry, we cannot display this file.
Sorry, this file is invalid so it cannot be displayed.

0 comments on commit 8ffe37d

Please sign in to comment.
Something went wrong with that request. Please try again.