Este é um repositório criado para a sistematização de parte do meu aprendizado na linguagem R.
Switch branches/tags
Nothing to show
Clone or download
Fetching latest commit…
Cannot retrieve the latest commit at this time.
Permalink
Type Name Latest commit message Commit time
Failed to load latest commit information.
1. Abrindo e explorando dados.md
2. Transformando variáveis.md
3. Estatísticas descritivas.md
4. Big Data e Texto.md
5. Mapas de pontos no R.md
6. Mapas com malhas no R.md
README.md

README.md

R for dummies

Este é um repositório criado para a sistematização do meu aprendizado na linguagem R. Não se trata de um curso ou oficina de programação. Os tópicos tratados aqui são todos inspirados no curso "Introduction to Programming and Computational Tools for the Social Sciences", ministrado pelo professor Professor Leonardo Barone (DCP/USP). As minhas linhas de programação são, em grande medida, replicadas do referido curso e aqui reproduzidas sob autorização. Também utilizo como referência dois excelentes livros de programação em R: Hands-On Programming with R (Grolemund, 2014) e R for Data Science (Wickham; Grolemund, 2017).

Não de trata de um espaço para aprender estatística ou econometria, mas para tratar da linguagem R. Os tópicos variam entre lições básicas (manipulação de dados), passando pelas intermediárias (fazer mapas), até as mais complexas (machine learning). A escolha dos tópicos é arbitrária, são tarefas e desafios que eu vou me deparando conforme realizo as minhas pesquisas acadêmicas. Se você quiser saber como aplico o meu conhecimento de R nas minhas pesquisas sobre pobreza, desigualdade e desenvolvimento regional, e política comparada, acesse http://victor-araujo.com/. Muitas dessas tarefas são "red zones" ou "áreas de desistência": aqueles tópicos básicos em que as pessoas costumam travar e perdem a vontade de se aventurar na linguagem (foi assim comigo quando fiz o primeiro curso de programação em R).

PLEASE, não se desespere caso não consiga executar uma tarefa da primeira vez! Tente novamente, com calma e paciência. Embora quase ninguém assuma, o início é difícil para todos. Antes de mais nada, é preciso que você saiba que eu sou apenas um usuário do R. Isso significa que eu não sou um desenvolvedor de pacotes e funções. Como a maior parte dos acadêmicos que usam essa linguagem, apenas estudo para fazer bom uso de todo o imenso material que já existe por aí (OBRIGADO PESSOAS DO MUNDO QUE INVESTEM TEMPO E TALENTO NESSA MISSÃO) para resolver problemas relacionados aos meus temas de pesquisa.

Toda a documentação (explicação dos códigos) está em português. Creio que já existe muita coisa de qualidade na internet em inglês, por isso esse espaço aqui é dedicado àquelas pessoas que querem programar mas ainda não sabem como buscar esse material em outro idioma além do português. Assim, pretendo evitar a sobreposição de linguagens e facilitar a vida de alguns.

PLEASE, seja um semeador de ideias e esperança! Utilize o conhecimento que você aprender aqui para a edificação de outras pessoas, compartilhando conhecimento e motivação. Não ajude a desanimar pessoas com o conhecimento apreendido neste espaço.

Victor Araújo