No description, website, or topics provided.
Switch branches/tags
Nothing to show
Clone or download
Pull request Compare This branch is 1 commit ahead of willamys:master.
Fetching latest commit…
Cannot retrieve the latest commit at this time.
Permalink
Failed to load latest commit information.
example
img
license
plugin
source_code
README.md
UMA ABORDAGEM ORIENTADA A MODELOS PARA GERAÇÃO DE APLICAÇÕES BASEADAS EM INTERNET DAS COISAS PARA SMARTPHONES.pdf

README.md

Jacroid Plugin

A internet das coisas (IoT) traz à tona a ideia de dispositivos de computação identificáveis, que são conectados à internet e incorporados a objetos do nosso dia-a-dia ou ligados a animais ou pessoas (ATZORI; IERA; MORABITO, 2010), ou seja, poderiam ser vistos também pela ótica de que pessoas possam vir a atuar como sensores. Em consonância à IoT, a utilização de smartfphones tem tornado-se cada vez mais popular e acessível. De acordo com LEE; LEE (2015), a evolução das principais tecnologias IoT em relação a softwares e algoritmos com projeção para depois de 2020 são: softwares orientados para o usuário, o IoT invisível, easyto-deploy de softwares IoT, colaboração things-to-humans, e IoT para todos.

Nesse sentido, como forma de atender as premissas supracitadas, a utilização de técnicas de Programação Generativa (CZARNECKI et al., 2000) em que coloca seu foco na maximização da automação do desenvolvimento de aplicativos; e a abordagem da Arquitetura Orientada a Modelos (WARMER; KLEPPE, 2003), cujo diferencial está no fato do desenvolvimento ser baseado nas atividades de modelagem, trazendo flexibilidade e portabilidade para os softwares desenvolvidos; ambos podem ser vistos como uma alternativa para a criação de aplicações no âmbito de pessoas como sensores.

Diante deste contexto, o presente trabalho apresenta uma abordagem orientada a modelos para o desenvolvimento de aplicativos na plataforma Android, dentro do domínio de pessoas como sensores, por meio da combinação de componentes de software reutilizáveis e os sensores presentes nos smartphones.

Como começar

Este plugin foi desenvolvido para funcionar na IDE Eclipse. Para isso, antes de mais nada, é necessário realizar o download do plugin e instalá-lo na versão do Eclipse Luna ou superior.

Pré-requisitos

Para a instalação é necessário que possua o JDK 7 ou superior instalado no Sistema Operacional (Windows, Linux ou Mac OS).

Instalação

O passo a passo para a instalação do plugin será descrito a seguir:

1. Download Eclipse [eclipse-epsilon-1.4-win32-x86_64.zip] e extraia os arquivos.
2. Download o Plugin em  https://github.com/willamys/msc.android.jacroid/tree/master/plugin;
3. Instale o plugin:
3.1 Inicie Eclipse, selecione o workbench;
3.2 Selecione Help > Install New Software;
3.3 Clique em Add em "Work with", depois em Local e selecione no seu computador;
3.4 Clique em "Next", Review, then "Next", aceite os termos da licença e "Finish";
3.5 Reinicie o Eclipse.

Utilizando o Jacroid Plugin

Criando um novo projeto:

No Eclipse faça:

1. Selecione File > New > Project;
2. Defina um nome para o projeto;
3. Clique em "Finish".

Criando arquivo de modelagem do Jacroid Plugin

1. Selecione File > New > Others;
2. Clique em "JacroidEMF Diagram";
3. Selecione o Projeto criado anteriormente;
4. Clique em "Finish".

O Plugin

Na Figura a seguir é ilustrado o Editor GMF. Com o propósito de permitir um melhor entendimento, foram enumeradas as partes que o compõem.

1.Área de desenho - destinada a montagem de diagramas. Nesse espaço, componentes selecionados na paleta de construtores são dispostos de maneira a montar todo o contexto diagramático.

2.Construtores - Paleta criada obedecendo a conceitos da UML Profiles, de modo a facilitar e instruir a usuários utilizarem a ferramenta. Dentro de uma lógica de associação mnemônica, o usuário é levado a compor seu modelo, utilizando componentes num esquema de cima para baixo nas seções estabelecidas, assim em qualquer criação de regra parte-se da utilização dessa sequência de seções, para utilização dos construtores. A paleta de construtores está ilustrada na Figura abaixo e possui as seguintes ações:

a.Objects - estabelece os componentes principais da área de desenho. ClassesDescriptor é um Object que define uma classe do metamodelo de entrada. O AttributeDescriptor é um Object que define atributos que devem ser associados as ClassesDescriptor. O Component é um Object que define o Component/Sensor que o usuário deseja utilizar. O Enumerate é um Object para representar um AttributeDescriptor que possua uma lista de opções, essas opções são definidas por cada ItemEnum. O FirebaseAuth é Object que tem a função de permitir a autenticação na base de dados do firebase.

b.Connections - estabelece a ligação entre os Objects. Para isso, em suas propriedades ele armazena a origem (source) e o destino (target). O RelationClasseDescriptor permite a ligação entre as ClassesDescriptor e o RelationAttributeDescriptorToComponent entre uma AttributeDescriptor e um Component.

3.Propriedades - Na aba propriedades é possível estabelecer valores de entrada para as propriedades dos componentes inseridos na área de desenho do diagrama.

4.Geração de Código e o Botão Gen Code - nessa área, em que está localizado o projeto criado inicialmente, irá abrigar uma pasta( gen), com o código fonte da aplicação que foi modelada e de acordo com a IDE selecionada (por exemplo, gen/eclipse). Para isso, é preciso estar com o diagrama aberto e clicar no botão "Gen Code". Ao clicar no botão, a Classe M2TAction dentro de msc.android.jacroid.diagram irá recuperar a informação do metamodelo construído no editor e efetuará a transformação junto aos templates.

Exemplos

Um exemplo do uso da biblioteca pode ser encontrado:

Exemplos.

Construído com:

  • EuGENIA - EuGENia is a tool that automatically generates the .gmfgraph, .gmftool and .gmfmap models needed to implement a GMF editor
  • Eclipse Epsilon - Eclipse Epsilon

Autores

  • Willamys Araújo - Desenvolvedor - Willamys

  • Vinícius Cardoso Garcia - Orientador

  • Trabalho: UMA ABORDAGEM ORIENTADA A MODELOS PARA GERAÇÃO DE APLICAÇÕES BASEADAS EM INTERNET DAS COISAS PARA SMARTPHONES - Dissertação

Licença

This project is licensed under the MIT License - see the LICENSE.md file for details