Skip to content
New issue

Have a question about this project? Sign up for a free GitHub account to open an issue and contact its maintainers and the community.

By clicking “Sign up for GitHub”, you agree to our terms of service and privacy statement. We’ll occasionally send you account related emails.

Already on GitHub? Sign in to your account

Sugestão de descritores DeCS para o indexador #680

Open
heitorbarbieri opened this Issue Oct 19, 2018 · 8 comments

Comments

Projects
None yet
3 participants
@heitorbarbieri
Copy link
Member

heitorbarbieri commented Oct 19, 2018

Na aba de indexação, apresentar ao indexador os termos DeCs encontrados no resumo do documento objetivando facilitar o processo de indexação do mesmo.

@viniciusandrade

This comment has been minimized.

Copy link
Member

viniciusandrade commented Oct 19, 2018

@heitorbarbieri
Favor informar URL do serviço e parâmetros para a chamada do serviço. Obrigado.

@heitorbarbieri

This comment has been minimized.

Copy link
Member Author

heitorbarbieri commented Oct 19, 2018

@viniciusandrade

This comment has been minimized.

Copy link
Member

viniciusandrade commented Mar 13, 2019

Disponibilizado em ambiente de testes para validação.

@suelisuga

This comment has been minimized.

Copy link
Collaborator

suelisuga commented Mar 14, 2019

Primeiro teste:
em um artigo indexado por mim sem muita profundidade e com status Publicado tivemos coincidência exata de 1 descritor (Doenças respiratórias) e 2 sinônimos (DeCS e Teses).

No teste inclui os descritores Teses, DeCS e Doenças Respiratórias e esperava que o FI-Admin me desse uma mensagem de erro visto que estaria utilizando 2 sinônimos e 1 descritor duplicado, no entanto o sistema gravou minha nova publicação.

Abaixo imagem com o teste:
image

Algumas notas gerais:

  1. o serviço do DeCS poderia mostrar os sinônimos, mas não permitir APLICAR esses sinônimos e incluir os descritores AUTORIZADOS automaticamente no FI-Admin (assim como ocorria no LILDBI-Web) (já notei esse problema também em coleta do IPEA que usa esse serviço);
  2. o FI-Admin não poderia permitir o uso de descritores duplicados, mesmo se como primário e secundário, pois seriam idênticos caso não fosse o problema na acentuação (Doenças Respiratórias e Doencas Respiratorias);
  3. Notei que o serviço do DeCS também apresentou o sinônimo DeCS como Decs... É uma sigla, por isso deveria ser apresentada como tal, inclusive no DeCS público (página verde) aparece com a grafia correta.

Nota específica sobre as sugestões de descritores:
O resumo é curto e trata de um tema que tem descritores DeCS já criados por ser da área de biblioteconomia. Dessa forma:

  1. o serviço teve uma boa oferta de termos (não descritores) considerando 1 dos 4 descritores utilizados foi exato e 2 sinônimos dos descritores usados;
  2. por outro lado um descritor primário importante não foi apresentado apesar de aparecer 2 vezes: Indexação e Resumos;
    image
  3. houve sugestão do "Pesquisa" que apareceu somente uma vez e era dispensável
  4. O sinônimo Tese foi aplicado na indexação no entanto o descritor correto seria Dissertação como assunto, pois Tese é sinônimo e Tipo de publicação, não um descritor usado comumente.
    image
    image

Nota de usabilidade:
O "botão" pareceu meio escondido num primeiro olhar, tive que procurá-lo.
O "botão" não é um botão, mas um link no texto. Quando cliquei pela primeira vez pensei que era botão, cliquei fora do texto mas na parte azul e fiquei esperando abrir a janela e ela não abria. Quando passei o mouse novamente é que notei que é um link no texto e que deveria clicar no texto e não nos arredores azuis.
image

Farei outro teste com artigo que sabidamente não tem descritores tão claros.

@heitorbarbieri onde eu deveria colocar aquelas regras gerais de indexação? Aqui?

Obrigada!
Sueli

@suelisuga

This comment has been minimized.

Copy link
Collaborator

suelisuga commented Mar 14, 2019

Teste: artigo Dalbavancina en el tratamiento de la infección de piel y tejidos blandos
http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1130-63432017000500642

Artigo que será usado na tarefa de indexação sobre processo de indexação (leitura técnica, identificação de termos indexáveis, tradução em descritores e o que fazer quando não encontrar um descritor)

Artigo é um estudo de caso então, neste exemplo não havia um resumo. Usei toda a introdução para a análise pela ferramenta de sugestão de descritores. Total de termos sugeridos:
image

Indexação realizada por duas indexadoras MEDLINE:
image

Pela comparação direta e sabendo que o texto é uma introdução e não um resumo e que a droga (Dalbavancina) não existe no DeCS:
image

Notas sobre a sugestão de descritores:

  1. Excesso de termos sugeridos fora do contexto que podem gerar má atribuição de termos (não necessariamente descritores como relatado no teste 1;
  2. Eu esperava que "Enfermedades cutáneas infecciosas" e "Infecciones de los tejidos blandos" fossem sugeridos pois aparecem no texto inserido como resumo;
  3. Dos 5 descritores utilizados, 1 foi exato (apesar de secundário) e 1 sinônimo foi encontrado. Como resultado puro seria considerado bom, mas o excesso de termos/descritores não pertinentes sugeridos pode induzir o indexador ao erro.

Sugestão: utilizar o termos do título e palavras do objetivo com peso 2, pois são os dois locais onde o indexador busca por descritores primários.

Penso em fazer mais dois ou três testes:

  1. Saúde pública ou enfermagem
  2. Psicologia
  3. artigo MEDLINE com descritores existentes no DeCS

Obrigada!

@viniciusandrade

This comment has been minimized.

Copy link
Member

viniciusandrade commented Mar 14, 2019

@suelisuga

Obrigado pelos testes iniciais. Criei alguns issues para tratar alguns pontos mencionados.

Abraços

@suelisuga

This comment has been minimized.

Copy link
Collaborator

suelisuga commented Mar 15, 2019

Artigo que junta enfermagem e psicologia: Adaptação e validação da Diabetes Management Self-efficacy Scale para a língua portuguesa do Brasil
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&nrm=iso&lng=pt&tlng=pt&pid=S0104-11692017000100335

image

Não pude avaliar bem qual resumo foi usado para gerar as sugestões de termos porque há nos 3 idiomas e esperava uma sugestão mais assertiva por apresentar resumo em inglês.

Penso que faltou a indicação de um descritor primário na indexação realizada manualmente e também notei que não foi sugerida pela ferramenta: Inquéritos e Questionários/normas ou Questionário de Saúde do Paciente/normas. Já inclui na indexação manual.

O serviço de sugestão também não identificou o tipo de desenho do estudo (estudos transversais) e esse termo aparece no resumo em português.

image

O desempenho do serviço nesse tipo de artigo (enfermagem e psicologia) achei bem inferior aos dois anteriores pois não das 16 sugestões somente 2 foram mais adequados.

Há alguns tipos de termos que quando aparecem são indexados, mesmo que meramente mencionados, como por exemplo os tipos de estudos (estudos cohorte, estudos transversais, observacionais, e outros) e características das doenças (crônicas ou agudas) e penso que seria interessante implantar esse tipo de regrinha no serviço de sugestão de descritores.

Obrigada!
Sueli

@suelisuga

This comment has been minimized.

Copy link
Collaborator

suelisuga commented Mar 15, 2019

Pf. corrigir label da janela: Geog DeCS

Lembrou-me descritores geográficos, mas realmente nao é um label adequado.

image

Obrigada!
Sueli

Sign up for free to join this conversation on GitHub. Already have an account? Sign in to comment
You can’t perform that action at this time.