Slides seminário sobre NHibernate - 26/02/2014
Clone or download
Fetching latest commit…
Cannot retrieve the latest commit at this time.
Permalink
Type Name Latest commit message Commit time
Failed to load latest commit information.
.gitignore
README.md
fallback.md

README.md

Slides seminário sobre NHibernate - 26/02/2014

Equipe:

  • Alessandro
  • Carla
  • Graziele
  • Kather
  • Lucas

Introdução

No paradigma da programação, o conceito OO é amplamente usado por diversas linguagens de programação, pois já é um conceito bem definido e que traz várias vantagens, entre elas o reuso de código, essencial nos dias em que metodologias agéis estão cada vez mais inseridas na industria de desenvolvimento de software.

Por outro lado, o conceito de OO em bancos de dados ainda caminha lentamente. Poucas soluções e poucos casos de sucesso só nos provam que, dependendo do projeto, bancos de dados OO só trazem desvantagens.

Considerando a confiabilidade dos bancos de dados relacionais e o paradigma de OO em programação, com o passar do tempo, o conceito de ORM surgiu e ganhou força. ORM, ou Object-relational mapping (Mapeamento objeto-relacional), tem como objetivo mapear uma classe escrita nos princípios de OO para objetos relacionais de SGBD's. Geralmente, uma classe é a representação de uma tabela no banco de dados.

Hoje existem várias soluções ORM para diversas linguagens de programação. Para a plataforma .NET, as soluções mais conhecidas são; LINQ to SQL, ADO.NET e NHibernate.

Neste trabalho, abordaremos a solução NHibernate, um projeto open source, que surgiu a partir de um fork do amplamente conhecido e usado Hibernate, solução ORM para o Java.

O NHibernate é uma solução ORM considerada "nova", apesar de ter seu desenvolvimento iniciado em meados de 2003, antes seguia basicamente as mesmas diretrizes e padrões do Hibernate, hoje ele já um framework maduro, e que segue muito mais os padrões da plataforma .NET do que o projeto Hibernate em si.