Tutorial para acessar a API do SOF utilizando Python e a biblioteca Pandas, realizar análises e salvar arquivo CSV/Excel
Switch branches/tags
Nothing to show
Clone or download
Fetching latest commit…
Cannot retrieve the latest commit at this time.
Permalink
Failed to load latest commit information.
.ipynb_checkpoints
exemplos
LICENSE
README.md
SOF_Contratos.ipynb
SOF_Execucao_Orcamentaria_PMSP.ipynb
SOF_Execucao_Orcamentaria_SMESP.ipynb
relacionamentos.png

README.md

Explorando as despesas da cidade de São Paulo

Este é um tutorial de primeiros passos para acessar a execução orçamentária do município usando Python e a biblioteca de análise de dados Pandas - muito bem documentada aqui.

O que é o SOF?

O SOF é o Sistema de Execução Orçamentária da Prefeitura de São Paulo. Todas as despesas realizadas pelos órgãos e entidades municipais são cadastradas nesse sistema, de acordo com códigos padronizados no orçamento.

A Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo mantém uma API para publicação diária das despesas, com informações detalhadas sobre empenhos, contratos e fornecedores, com a série histórica disponível a partir de 2003. É o registro orçamentário mais detalhado possível da cidade, pois as bases de dados disponíveis no Portal de Dados Abertos têm como máximo de granularidade os chamados "Projeto-Atividade" do Orçamento.

Documentação de apoio

Um manual detalhado sobre o funcionamento da API pode ser acessado aqui.

Também há um glossário sobre os principais conceitos orçamentários e um manual introdutório para formação sobre o tema do Orçamento.

Jupyter Notebook

O Jupyter Notebook é uma forma muito bacana de documentar código, pois permite rodar comandos no navegador, visualizar os testes e alternar com texto e imagens. Conheça mais e instale aqui.

Este tutorial foi escrito num Jupyter Notebook, e o github permite visualização desse arquivo. Desta forma, você pode visualizá-lo aqui mesmo, sem necessidade de instalar a ferramenta.

Tutoriais

Por enquanto, neste repositório há dois tutoriais sobre a API:

  • Parte 1 - Explorando as despesas
  • Parte 2 - Explorando os contratos (depende do primeiro)

À medida que for avançando em outras explorações, vou acrescentando aqui!

Créditos e agradecimentos

Este tutorial foi escrito por mim, Fernanda Campagnucci. Agradeço especialmente ao Fernando Paiva, pelas dicas de código para consumo da API; aos colegas Eduardo Paiva e Marcelo Cabral, também gestores públicos entusiastas dos dados e do software livre, com quem venho aprendendo e me inspirando bastante; e aos colegas técnicos da Secretaria Municipal da Fazenda, que estão abertos ao diálogo para melhoria da ferramenta.