Skip to content
master
Switch branches/tags
Code

ThinkPythonIpynbPtBr

Think Python's Jupyter notebooks in Brazilian Portuguese.

This Jupyter notebook files were developed from markdown files shared by Luciano Ramalho at PenseAllen/PensePython2e/docs/.

Jupyter Notebooks (Ipynbs) do Pense em Python

Adaptação do livro Think Python (2ª edição), de Allen B. Downey, publicado sob licença CC BY-NC 3.0 e disponibilizado em português brasileiro por Luciano Ramalho no repositório PensePython2e.

Este livro ensina programação para quem nunca programou, usando Python 3 nos exemplos. É aplicado no Olin College, IBMEC e outras faculdades de engenharia excelentes.

DICA: Você pode comprar um exemplar impresso de Pense em Python no site da Editora Novatec ou em livrarias. ISBN: 978-85-7522-508-0.

Versão navegável em HTML

Como rodar os Ipynbs

Para executar os arquivos .ipynb de forma interativa, você pode clicar no botão

Binder

ou ainda baixar (ou clonar) os arquivos e os executar via internet no CoCalc ou no Microsoft Azure, ou ainda poderá instalar o JupyterLab para executar os arquivos no seu computador. Abra o JupyterLab a partir de um terminal (Prompt de comandos) já na pasta onde estão os arquivos baixados e bom estudo.

Proveniência

Agradecemos a Luciano Ramalho por ter disponibilizado os arquivos markdown separados por capítulo de Pense em Python, publicados sob licença CC BY-NC 3.0, em PenseAllen/PensePython2e/docs/.

Cada arquivo markdown foi convertido para ipynb com a ferramenta notedown disponibilizada por Aaron O'Leary, sob a licença BSD-2-Clause, a quem também agradecemos. Para conversão, utilizamos a seguinte linha de comando:

$ notedown input.md > output.ipynb

A partir desse ponto, os ajustes de definição de tipo de célula por conteúdo nos capítulos foram feitos manualmente, sendo (i) incluídas em cada capítulo poucas células de código, para permitir experiência mais didática de interação com o documento, (ii) substituído o uso do módulo turtle pelo mobilechelonian, para utilizar o módulo turtle inline no capítulo 4, (iii) substituídas menções a números de páginas por número do capítulo ou do item no capítulo e (iv) realizadas pequenas adaptações à tradução para facilitar a fluência da leitura.

About

Think Python's Jupyter notebooks in Brazilian Portuguese

Resources

License

Releases

No releases published

Packages

No packages published