Skip to content
Douglas De Rizzo Meneghetti edited this page Nov 4, 2019 · 4 revisions

FAQ para usuários

Primeiramente, a FEI possui uma classe LaTeX para formatação dos trabalhos. Ela foi feita com a ajuda das bibliotecárias e consultando as correções de diversos trabalhos acadêmicos. Apesar do índice de rejeições de trabalhos devido a formatação ter caído consideravelmente com o uso da classe, ela não é oficial, ou seja, não há um acordo que faça com que trabalhos que usam a classe da FEI sejam aceitos automaticamente na biblioteca. Mesmo usando a classe, é preciso tomar alguns cuidados com relação a como o trabalho é escrito. A maioria desses cuidados são mencionados no manual da classe.

Instalando o LaTeX

Encontrando a classe da FEI após instalar o LaTeX

Usuários de Windows/Mac: o gerenciador de pacotes do MikTeX chama-se Package Manager. No MacTeX, ele se chama TeX Live Utility. Abram este programa, procurem pela classe da FEI (chamada fei) e instalem-na.

Usuários de Linux: não instalem o TeX Live pelos repositórios oficiais da sua distribuição (i.e. usando apt-get, yum, pacman ou afins), pois estas versões não permitem que os pacotes sejam atualizados individualmente. Usuários de Ubuntu e derivados, usem este script que instala o TeX Live direto dos mirrors do CTAN. Depois, encontrem o aplicativo TeX Live Manager no seu computador (nos menus do sistema ou através do comando sudo tlmgr --gui) e instalem a classe da FEI e suas dependências por ali. Usuários de outras distribuições, vejam a recomendação do instalador via internet acima.

Depois de instalada a classe da FEI, um template é disponibilizado na página do CTAN (para a versão estável da classe) ou no GitHub (para a versão mais recente). Esse template deve ajudar a todos a iniciarem seus trabalhos.

Dúvidas gerais

Em caso de dúvidas de LaTeX, a wiki de LaTeX no WikiBooks é uma ótima referência para comandos gerais (alíneas, figuras, equações, tabelas etc). Em caso de super-dúvidas de LaTeX, procure no TeX StackExchange. Sua pergunta pode já ter sido feita (e respondida) por outro guerreiro que trilhou o mesmo caminho. Em caso de dúvidas sobre as normas de formatação da biblioteca, consulte os guias de formatação da faculdade.

Dúvidas com relação ao uso da classe da FEI

Primeiro, consulte o manual. Ele cobre muitas coisas, é maior que minha própria dissertação. Caso isso não resolva o problema, você pode tentar perguntar no Google Groups ou mandar um e-mail para mim. Os issues do GitHub são reservados para reportar problemas na classe.

Dúvidas relacionadas a citações e referências

A classe da FEI não usa BibTeX. Ela usa uma ferramenta parecida, mas mais poderosa, chamada Biber. Essa dica deve resolver a maioria dos problemas. Para exemplos de comandos de citações disponíveis (\cite, \textcite, \apud, \textapud etc), consulte a documentação do biblatex-abnt, o pacote usado pela classe da FEI para formatar citações e referências de acordo com as normas da ABNT.

Dúvidas relacionadas ao uso de listas de símbolos, abreviaturas e índice remissivo

Se você chegou até aqui, saiba que o pacote de listas de símbolos e abreviaturas chama-se glossaries e ele possui como dependência a linguagem Perl (que não vem instalada por padrão no Windows e precisa ser baixada aqui). O processo de compilação de um documento desses é diferente e muitos editores de LaTeX não realizam todos os passos automaticamente clicando-se na seta verde de Compilar. O que nos traz à próxima sessão.

Editores de texto para LaTeX

A classe da FEI segue alguns passos específicos para a compilação de um documento completo. Existem editores de texto que automatizam estes passos erroneamente ou que são difíceis para configurar. Minha recomendação é usar o TeXStudio, um editor multiplataforma. Aprenda a configurá-lo aqui.

Também é possível usar um editor de textos qualquer, como o vim, gedit, bloco de notas ou Visual Studio Code e compilar o documento pelo terminal, usando um Makefile (exemplo aqui) ou o programa latexmk (exemplo de como configurar o latexmk aqui).

You can’t perform that action at this time.