Tipos de aplicações

Diogo Lucas edited this page Jun 30, 2014 · 4 revisions

A plataforma evida permite a publicação de aplicações em dois formatos:

A necessidade de suportar dois tipos de aplicações deve-se ao facto de, embora as aplicações Packaged sejam mais “responsivas”, rápidas, e interactivas, estas envolvem um modelo de programação distinto. Para além disso, o facto de serem escritas inteiramente em JavaScript pode ser limitativo em certos contextos. No entanto, para o utilizador final, esta distinção deve ser imperceptível.

A plataforma também suporta o registo de aplicações móveis (para os sistemas operativos iOS, Android e Windows Phone), desde que estas estejam disponíveis na respectiva store oficial. Pode consultar mais informação na seguinte página:

Que tipo de aplicação (web) devo criar?

Se a sua aplicação está intrinsecamente ligada a um servidor aplicacional (isto acontece particularmente nalgumas frameworks, em que o servidor gera código que é executado do lado do cliente), aconselha-se a criação de uma aplicação Hosted.

Se a sua página possui muitas vistas distintas e os templates associados a essas vistas têm de ser necessariamente gerados do lado do servidor, aconselha-se a criação de uma aplicação Hosted.

Se a sua aplicação é do tipo SPA (Single Page Application), ou possui poucas vistas, e requer grande interactividade e responsividade (as acções do utilizador devem ter efeito imediato, sem ser necessário recarregar a página), aconselha-se a criação de uma aplicação Packaged.

Se pretende uma solução que não envolva deployment para servidores geridos por si, pode fazer sentido criar uma aplicação do tipo Packaged.

Vantagens e desvantagens

A tabela que segue resume os prós e contras dos dois tipos de aplicações no âmbito da plataforma:

Critério Hosted Apps Packaged Apps
Alojamento A cargo do developer Na plataforma evida
Paradigma tecnológico Qualquer tecnologia JavaScript que é executado no browser
Componente servidor Obrigatória (alojamento tem de existir) Opcional
Comunicação com portal Limitada a número restrito de comandos e a browsers recentes Acesso a várias API JavaScript
Comunicação com outras aplicações Não suportado Poderá vir a ser suportado
You can’t perform that action at this time.
You signed in with another tab or window. Reload to refresh your session. You signed out in another tab or window. Reload to refresh your session.
Press h to open a hovercard with more details.