Tutorial hosted app

Diogo Lucas edited this page Jun 27, 2014 · 7 revisions

Criação da aplicação Hello World

Comece uma aplicação utilizando uma framework web à sua escolha e proceda ao seu deployment. Para simplificar, esta pode apenas conter um único ficheiro HTML estático como o seguinte:

<!DOCTYPE html>
<html>
  <head>
    <title>Hello World!</title>
  </head>
  <body>
    Hello World!
  </body>
</html>

De seguida procedemos à publicação no Marketplace. Se não pretende hospedar para já a sua aplicação, pode limitar-se por utilizar um serviço que permita partilhar ficheiros como a Dropbox ou o GE.TT.

Requisitos para o tutorial

  • Ter uma conta no evida e estar registado como developer [1];
  • Editor de texto.

Submeter aplicação no portal

Passo 1

Entre no portal com a sua conta de developer. Aceda à zona “Developer”, ao separador “Criadas por si” (na língua inglesa, “Developed by you”) e carregue no botão “Create an app”.

add app

Passo 2

Carregue em “Criar uma nova aplicação hosted” (na língua inglesa, “Create a Web Hosted App”) para ter acesso ao formulário de registo de uma nova aplicação deste tipo.

create app

Passo 3

O formulário possui apenas a informação estritamente necessária à inclusão da aplicação. Preencha todos os campos do formulário e carregue em “Criar aplicação” (na língua inglesa, “Create App”). A partir deste passo, assume-se que a aplicação a criar tem o identificador yourapp.

Ao efectuar o registo da sua aplicação na plataforma, é-lhe pedido que introduza o URL da página HTML de entrada dessa aplicação. Desta forma, quando executada na plataforma, o contentor carrega a sua página de entrada, assim como todos os conteúdos que lhe estão associados (imagens, folhas de estilo, etc.), mediante um elemento do tipo iframe. O conteúdo é descarregado de forma assíncrona, não afectando, por isso, o rendering da página que o contém.

create app form

Caso não saiba o que significa o campo Iniciativa no formulário, pode consultar as nossas FAQ.

Passo 4

A sua aplicação já está criada! Falta no entanto incluir a ligação para o ficheiro JavaScript mencionado. Este visa permitir uma integração mais transparente com a plataforma e possibilitar o acesso às API JavaScript (para comunicação, persistência, gestão de preferências, entre outros).

app created

Inclua o script recomendado em todas as suas páginas HTML. Deve utilizar exactamente este recurso, e não descarregar o script e alojá-lo por si próprio. Isto porque:

  • Uma vez que o mesmo script é utilizado por todas as aplicações, este estará em cache, garantindo assim que o utilizador apenas o obtém uma única vez.
  • Este script pode sofrer alterações e, ao obtê-lo directamente da plataforma, tem a segurança de estar sempre a utilizar a versão mais recente. Em caso de modificação, garantimos que este se mantém back compatible, assegurando assim que nenhuma alteração provoque erros na sua aplicação. Considerando o formato de versão X.Y.Z (Major.Minor.Patch), apenas incrementos no valor X requerem que você intervenha para actualizar a sua aplicação. Nessa situação, o URL do script será alterado e por isso é-lhe sugerido que faça referência ao novo. Os updates serão opcionais (as versões anteriores, do tipo Major, manter-se-ão disponíveis), a menos que seja detectada alguma falha grave de segurança.

Publicação no Marketplace

Neste momento, a sua aplicação está criada mas não publicada para os outros utilizadores da plataforma. Para o fazer tem de ir à página com as aplicações criadas por si e abrir a que submeteu neste tutorial. Surgirá uma página semelhante à seguinte, onde deve carregar no botão "Administração" (ou "Administration"):

Administração da Aplicação

Após isso é só aceder à tab “Publicar no Marketplace” (na língua inglesa, “Publish to Marketplace”) e carregar no botão de publicação.

publication

A sua aplicação ficou neste momento pendente para aprovação. Assim que esta for aprovada será notificado para o email especificado na sua conta de developer. Pode ainda visioná-lo tal como os utilizadores poderão, assim que esta seja aprovada, em https://www.evida.pt/app/yourapp.

Dúvidas / Sugestões

Por favor partilhe as suas dúvidas e/ou sugestões no nosso Fórum de Suporte.


[1] Para saber como criar uma conta de developer, veja o primeiro tópico da Developer FAQ

You can’t perform that action at this time.
You signed in with another tab or window. Reload to refresh your session. You signed out in another tab or window. Reload to refresh your session.
Press h to open a hovercard with more details.