W3C widgets

Diogo Lucas edited this page Jun 27, 2014 · 1 revision

A especificação Widgets 1.0 incide nas generalidades e princípios-chave da definição de aplicações web, deixando de parte alguns dos aspectos mais técnicos relativos à sua construção. Como tal, serve como um ponto de partida para a criação de especificações mais complexas ou para a adição de novas características exclusivas da aplicação.

O W3C pretende com esta especificação standardizar a forma como as aplicações web do tipo client-side devem ser escritas, assinadas digitalmente, protegidas, compactadas e deployed de forma independente da plataforma.

Por se seguir um standard aberto para a definição deste tipo de aplicações, é possível adicionar ao portal aplicações desenvolvidas para outros web portals e mashups. Por exemplo, as extensões do browser Opera e as aplicações mobile criadas através da plataforma PhoneGap seguem esta especificação de widgets.

Formato do arquivo

Os widgets são um arquivo comprimido de ficheiros, conforme descrito pela especificação do formato de ficheiro ZIP. Os ficheiros que constituem o widget devem estar na raiz do arquivo ZIP, juntamente com todos os recursos que lhe devem estar associados (na mesma directoria ou em subdirectorias).

Ficheiros associados

Todos os widgets devem conter os seguintes ficheiros:

  • config.xml: ficheiro de manifesto que possui as informações necessárias para inicializar o widget;
  • index.html: ficheiro é exibido ao utilizador tendo em conta as propriedades do arquivo config.xml.

Ficheiro de configuração

O ficheiro config.xml permite especificar:

  • nome do widget
  • dimensões da aplicação
  • autor e descrição da aplicação
  • ícon representativo a ser exibida no Marketplace do evida
  • acesso a recursos externos e funcionalidades da plataforma
  • detalhes de segurança
  • etc

Ficheiro de dados

O documento principal index.html é um ficheiro com as mesmas características que uma página web normal. Este pode referenciar conteúdo externo, assim como incluir e executar linguagens de scripting interpretáveis, como JavaScript. No entanto, não é possível incluir linguagens para server-side scripting como Python.

You can’t perform that action at this time.
You signed in with another tab or window. Reload to refresh your session. You signed out in another tab or window. Reload to refresh your session.
Press h to open a hovercard with more details.