Skip to content
Biblioteca de mediação na comunicação entre Agentes (SMA) e Ontologia.
Java
Branch: master
Clone or download
Fetching latest commit…
Cannot retrieve the latest commit at this time.
Permalink
Type Name Latest commit message Commit time
Failed to load latest commit information.
.settings
bin/ontocomAgent
doc
log4j
src/ontocomAgent
.classpath
.gitignore
.project
DISCLAIMER
LICENSE
NOTICE
README.md

README.md

#ontoComAgent - Biblioteca de mediação na comunicação entre Agentes e Ontologia

Página inicial do projeto

Este projeto visa desenvolver um modelo de mediação na comunicação de agentes, utilizando Ontologia e Sinônimos. É uma biblioteca de programação para oferecer aos desenvolvedores de Sistemas Multiagentes uma opção na utilização de ontologias para apoiar a comunicação dos agentes de forma simples, sem a necessidade do conhecimento profundo sobre Ontologias e tecnologias de manipulação tais como SPARQL e Jena. As Ontologias a serem utilizadas devem ser baseadas em frames de acordo com o Protocolo da Open Knowledge Base Connectivity. Mais informações siga para a Wiki.

O foco é a área de SMA entretanto esta biblioteca pode ser utilizada também como apoio para consultas a ontologia, de uma forma geral.

This project aims to develop a model of mediation in communication agents, using Ontology and Synonyms. It is a programming library for offer Multiagent Systems developers a choice in the use of ontologies to support the communication of agents in a simple way without the need of deep knowledge on Ontologies and handling technologies such as SPARQL and Jena. The ontologies to be used should be based on frames according to the Protocol of the Open Knowledge Base Connectivity. More information see the Wiki.

The focus is the area of MAS however this library can also be used as support for queries to ontology in general.

##Modelo

O modelo pode ser conferido na figura abaixo (clique para ampliar). É necessário conectar-se a uma ontologia. Mais informações na Wiki.

A biblioteca ontoComAgent se baseia neste modelo (área cinza) e se organiza em três pacotes:

####ontocomAgent.communication

  • AgentMsgConversion.java: métodos para extrair mensagens KQML de txt em arrays.
  • Communication.java: utiliza a classe acima e manipula as mensagens para serem utilizadas pela classe Mediadora.java.

####ontocomAgent.mediator

  • Mediator.java responsável por buscar conhecimento sobre o conteúdo da mensagem do agente na ontologia. É esta classe que realiza a interoperabilidade entre a informação que o agente precisa e o que existe na ontologia.

####ontocomAgent.ontology

  • MethodsSPARQL.java: com uma série de procedimentos para realizar buscas de informações na ontologia, utiliza SPARQL para as consultas e faz referência a bilioteca Jena.
You can’t perform that action at this time.