Este espaço mantem um ferramenta que tem como objetivo detectar grupos de usuários em Wikis.
Switch branches/tags
Nothing to show
Clone or download
Fetching latest commit…
Cannot retrieve the latest commit at this time.
Permalink
Failed to load latest commit information.
BrazilianStemmer
EntityDescription
Frequency
XwikiRPC
README.md

README.md

Análise de conteúdo gerado em Wikis

Este espaço mantem um ferramenta que tem como objetivo detectar grupos de usuários em Wikis. Para tanto, esta ferramenta acessa o conteúdo (histórico de criação e modificação das páginas e espaços) produzido em Wikis através de uma interface XML-RPC e processa o conteúdo utilizando algoritmos para identificação de grupos em grafos e algoritmos de agrupamento hierárquico de documentos. Todos os resultados são apresentados de forma visual ao usuário.

Sub-Projetos

Este projeto foi implementado utilizando a linguagem de programação Java. Ao todo foram disponibilizados quatro sub-projetos:

  • XwikiRPC: é o projeto principal que implementa todas as funcionalidades para análise de conteúdo gerado em Wikis. Este projeto é independente dos outros e a sua licença é GPL, ou seja, fazendo o checkout apenas deste projeto você terá tudo que precisa para fazer a análise de conteúdo gerado em Wikis. O projeto XwikiRPC utiliza algumas cópias das classes existentes nos outros projetos. De qualquer forma, resolvi liberar os outros projetos também.

  • BrazilianStemmer: é um projeto que implementa um stemmer para textos em português do Brasil.

  • EntityDescription: é um projeto que implementa um descritor para entidades recuperadas a partir de consultas feitas no Google utilizando uma API antiga disponibilizada pelo mesmo. Este projeto é dependente do projeto Frequency.

  • Frequency: é um projeto que implementa algumas medidas para contagem de frequência de palavras em textos, por exemplo, TF-IDF.

Licença

A licença de todos os projetos citados acima é GPL.

Contato e informações

Mais informações sobre este projeto ou outros podem ser obtidas aqui ou enviando um e-mail para fabricio dot barth at gmail dot com. Além disso, este artigo, publicado no VII Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, descreve os algoritmos utilizados para a identificação de grupos em Wikis.