Skip to content
Repositório Brasileiro Livre para Dados Abertos do Solo - pacote para R
Branch: master
Clone or download
Fetching latest commit…
Cannot retrieve the latest commit at this time.
Permalink
Type Name Latest commit message Commit time
Failed to load latest commit information.
R
docs
man-roxygen
man
pkgdown
vignettes
.Rbuildignore
.gitignore
.travis.yml
DESCRIPTION
NAMESPACE
NEWS.md
README.md
build-package.R
cran-comments.md
febr-package.Rproj

README.md

Repositório Brasileiro Livre para Dados Abertos do Solo -- pacote para R

Project Status: Active – The project has reached a stable, usable state and is being actively developed. packageversion Build Status CRAN Rdoc Downloads

Olá! Esta é a página do pacote para R do Repositório Brasileiro Livre para Dados Abertos do Solo, também conhecido como febr (/ˈfɛ.bɾe/). Sinta-se à vontade para propor melhorias e estudar o código fonte. Afinal de contas, o febr é um repositório livre!

Instalação

O pacote febr foi criado para facilitar o acesso aos dados dos conjuntos de dados publicados no febr. Ele pode ser descarregado do CRAN da seguinte maneira:

install.packages(pkgs = "febr")

Já a versão de desenvolvimento, disponível no GitHub, pode ser instalada -- usando o pacote devtools -- da seguinte maneira:

if (!require(devtools)) {
  install.packages(pkgs = "devtools")
}
devtools::install_github(repo = "febr-team/febr-package")

Utilização básica

O pacote febr possui cinco funções para descarregamento de dados:

  1. dataset, para descarregar os dados sobre um ou mais conjuntos de dados;
  2. observation, para descarregar os dados das observações do solo de um ou mais conjuntos de dados;
  3. layer, para descarregar os dados das camadas das observações do solo de um ou mais conjuntos de dados;
  4. metadata, para descarregar os dados sobre os dados de um ou mais conjuntos de dados;
  5. febr, para descarregar todos os dados e metadados de um único conjunto de dados.

O principal argumento dessas cinco funções é dataset. Para esse argumento é passado o código de identificação de um ou mais conjuntos de dados publicados no febr. Isso descarrega os dados da tabela de dados indicada pela função escolhida. Por exemplo,

observation(dataset = "ctb0003")

descarrega os dados das observações do solo do conjunto de dados ctb0003. O código de identificação de todos os conjuntos de dados publicados no febr estão catalogados em http://www.ufsm.br/febr/catalog/.

No caso das funções observation, layer e febr, o segundo principal argumento é variable. Para esse argumento é passado o código de identificação da(s) variável(is) cujos dados devem ser retornados pela função escolhida. Por exemplo,

layers(dataset = "ctb0003", variable = "argila")

retorna os dados da variável argila do conjunto de dados ctb0003. O código de identificação de todas as variáveis contidas nos conjuntos de dados publicados no febr estão catalogados em https://goo.gl/hi77sB.

Como colaborar

Nós usamos o modelo de desenvolvimento colaborativo fork & pull. Isso significa que você tem liberdade para fazer um cópia paralela -- fork -- deste repositório, alterar o código fonte conforme julgar necessário e depois empurrar -- push -- as alterações para a sua cópia pessoal deste repositório. Isso tudo sem que seja necessário pedir qualquer autorização. Caso as alterações que você realizou na sua cópia pessoal deste repositório sejam interessantes e você tem interesse em compartilhar as mesmas conosco, então basta solicitar que sejam puxadas -- pull request -- para este repositório. Depois de uma revisão das alterações, nós decidiremos se elas podem ser fundidas -- merge -- com o código fonte deste repositório.

You can’t perform that action at this time.