Skip to content
Vamos transformar o Brasil em uma API?
JavaScript
Branch: master
Clone or download

README.md

🇧🇷 Brasil API

Vamos transformar o Brasil em uma API?

Motivo

Acesso programático de informações é algo fundamental na comunicação entre sistemas mas, para nossa surpresa, uma informação tão útil e pública quanto um CEP não consegue ser acessada diretamente por um navegador por conta da API dos Correios não possuir CORS habilitado.

Dado a isso, este projeto experimental tem como objetivo centralizar e disponibilizar endpoints modernos com baixíssima latência utilizando tecnologias como ZEIT Smart CDN responsável por fazer o cache das informações em atualmente 23 regiões distribuídas ao longo do mundo (incluindo Brasil). Então não importa o quão devagar for a fonte dos dados, nós queremos disponibilizá-la da forma mais rápida e moderna possível.

Como contribuir

Através do Next.js, um framework utilizado por empresas como Marvel, Twitch, Nike, Hulu, TypeForm, Nubank, Ferrari, TikTok, Square Enix, entre outras, estamos construindo a página de apresentação do projeto e, por ser um framework híbrido, ele possibilita a construção e deploy de APIs com o mínimo de configuração possível em uma infraestrutura autoescalável da ZEIT, a mesma que conta com recursos sensacionais como a ZEIT Smart CDN.

Caso você esteja lendo esta versão de README, você está pegando o projeto num estágio extremamente inicial, porém empolgante, pois há várias coisas a serem definidas. Então caso queira contribuir, utilize as issues para entender quais pontos ainda não foram resolvidos, conversar conosco e contribuir tanto com idéias técnicas, quanto de quais APIs podem ser criadas.

Endpoints

O primeiro endpoint a ser implementado precisava ser o que estava nos dando a maior dor de cabeça: busca de um endereço através do CEP. É um endpoint extremamente simples de implementar, mas vários detalhes ainda não foram resolvidos, como garantir seu comportamento através de testes E2E utilizando a Preview URL que a ZEIT retorna a cada Pull Request. Depois de consolidarmos as melhores práticas para esse endpoint, poderemos replicar para todos os outros que irão vir.

CEP

Busca por CEP com múltiplos providers de fallback.

GET https://brasilapi.com.br/api/cep/[cep]

Consulta com sucesso

// GET https://brasilapi.com.br/api/cep/05010000

{
  "cep": "05010000",
  "state": "SP",
  "city": "São Paulo",
  "neighborhood": "Perdizes",
  "street": "Rua Caiubi"
}

Consulta com erro

// GET https://brasilapi.com.br/api/cep/00000000

{
  "name": "CepPromiseError",
  "message": "Todos os serviços de CEP retornaram erro.",
  "type": "service_error",
  "errors": [
    {
      "name": "ServiceError",
      "message": "CEP INVÁLIDO",
      "service": "correios"
    },
    {
      "name": "ServiceError",
      "message": "CEP não encontrado na base do ViaCEP.",
      "service": "viacep"
    }
  ]
}

Contribuidores


@kevenleone

@OtavioCapila

@rafamancan

@lucas-eduardo

@eliseumds

@evertoncastro

Autores


@filipedeschamps

@lucianopf
You can’t perform that action at this time.