Skip to content
Permalink
Branch: master
Find file Copy path
Find file Copy path
Fetching contributors…
Cannot retrieve contributors at this time
80 lines (43 sloc) 5.66 KB

+++ title = "Você tem uma equipe de TI e tem dúvidas com o trabalho remoto em tempos de coronavírus?" date = "2020-03-16" draft = false Categories = ["portugues", "remoto", "dicas"] Tags = ["portugues", "remoto", "coronavirus", "dicas"] +++

Contextualização

Eu escrevi um artigo com dicas sobre como trabalhar remoto, mas boa parte delas se destinavam aos trabalhadores. Nesse texto foco agora em pessoas que tem como objetivo gerir/coordenar pessoas, e sendo assim precisam estar atentas a produtividade e foco dos seus profissionais.

Eu não sou gestor, mas está aqui algumas dicas que já vi ótimos gestores fazendo comigo e deram super certo. São quase 5 anos de remoto e já tive todo tipo de gestor. Acho que tenho alguma bagagem para falar sobre isso.

1. Seu time VAI performar menos nos primeiros dias

Se seu time NUNCA fez remoto e fará agora em regime de urgência, se prepare, pois a entrega será comprometida. As pessoas ainda precisarão se habituar com isso e esse processo leva tempo. Tenha paciência! Alinhe com o negócio que é uma medida de urgência e logo o time voltará a performar como esperado.

2. Reuniões diárias

Agende um horário para conversar com todo time e evitar ficar interrompendo eles a todo momento para saber o que estão fazendo. Esse momento cada pessoa deve falar sobre o que está fazendo e/ou qual atividade pretende fazer ao longo do dia.

Perceba que nem todo mundo conseguirá ser assertivo aqui de primeira. Isso leva tempo.

Essa reunião não é um momento de cobrança e sim de compartilhamento de status e possíveis bloqueios que venham a acontecer no futuro. Se antecipar a problemas no modelo remoto é o nível avançado desse tipo de trabalho.

Esse ambiente precisa ser seguro! A pessoa precisa estar confortável para compartilhar nesse momento. Todos devem falar ao menos o status do que está fazendo e como pretende continuar a fazer.

3. Esteja disponível para reunião individual

Informe a seus funcionários que você está disponível pra conversar individualmente, mas solicite cautela nesse convite, pois todos do time precisa fazer isso. Se uma pessoa monopolizar seu tempo, outras não poderão ter a mesma oportunidade.

Use serviços como esse, que oferecem slots de tempo na sua agenda para marcação de reuniões. Atente para deixar sua agenda atualizada, ou seja, se tiver ocupado naquele horário, coloque na sua agenda, caso contrário o serviço poderá agendar em um momento que você não tem disponível.

Essa reunião individual serve para alinhamento de expectativas individuais, para compartilhar alguma coisa pessoal, ou até mesmo discutir sobre a carreira da pessoa. Esse papo, que em muitos lugares chamam de 1 a 1, é muito benéfico para todos.

3. Sua visibilidade agora é outra

Oriente seus funcionários a usarem o chat escolhido para compartilhar informações e evitar outros espaços não oficiais para troca de informação, pois assim todos podem estar cientes do que está acontecendo.

Eu sei que nesse momento você estará um pouco ansioso para saber se a pessoa está trabalhando ou não, mas tente dar o benefício da dúvida para todos. Espere o melhor das pessoas e tente captar o que está rolando através dos status no chat e nas reunIões diárias. Se perceber que algo está fora do esperado, chame a pessoa no privado e converse, evite constrangimento em público.

Essa ideia de "dar exemplo" em público não funciona bem. Isso criará um ambiente hostil e as pessoas passarão a esconder as coisas de você.

4. Pense antes de escrever algo, principalmente em grupos de várias pessoas

A comunicação online é diferente da presencial. Você precisa deixar seu texto claro, e atentar para que ele não fique desnecessariamente rude e grosso, pois isso poderá causar um mal-estar desnecessário no seu time.

Tenha empatia! Assim como você, todos estão se adaptando também.

5. O trabalho agora é assíncrono

A pessoa não estará 100% do tempo olhando o chat, ela estará ocupada trabalhando, então se você mandar uma mensagem, pense que essa pessoa poderá demorar algum tempo para responder, ok?

Se for MUITO urgente, ligue para pessoa.

6. Evite ligar MUITO para seus trabalhadores

A ligação ao telefone deve ser último recurso. Se você usar muito isso a pessoa poderá demorar a lhe atender e pode ser justamente em um momento que você precisava da urgência.

Lembre que cada ligação sua causará um grande impacto na atenção daquela pessoa, que já está sofrendo em trabalhar de cada pela primeira vez e tendo que lidar com toda distração que uma casa ainda não preparada para remoto oferece.

7. Valide se cada pessoa tem tudo que precisa

Verifique se a pessoa tem todos os acessos, VPN, equipamentos e instruções para trabalhar de casa.

As vezes algumas pessoas perdem muito tempo em casa esperando isso.

8. Atualize seu status

Algumas ferramentas de chat permitem que você adicione seu status, ou seja, se fizer uma pausa coloque que está em pausa. Normalmente algumas pessoa usam o termo AFK (Away from keyboard - Longe do teclado), sendo assim a pessoa que está do outro lado sabe que se pedir algo nesse momento demorará um pouco mais de ser respondido.

É interessante alinhar com seu time os status e o que esperar de cada um deles, ok?

Conclusão

O trabalho em casa é um pouco diferente do trabalho presencial, mas completamente possível, caso você mude um pouco sua postura. Ele agregará muito na sua produtividade.

Comente aqui se você tem dicas novas ou ponto de vista diferente das dicas que passei aqui.

You can’t perform that action at this time.