Skip to content
Permalink
Branch: master
Find file Copy path
Find file Copy path
Fetching contributors…
Cannot retrieve contributors at this time
60 lines (40 sloc) 6.15 KB

🔥 IGNITE 🔥

Curso de divulgação científica divertido, curtinho, colaborativo e reprodutível voltado para jovens cientistas.

Versão em inglês aqui.

Bem-vindo!

Eu estou muito feliz em ver você aqui! Este é um projeto completamente aberto, e você pode copiar, contribuir, replicar, reproduzir, cortar ao meio, colar de volta, colocar gliter em cima... e fazê-lo ainda melhor! Aqui você encontrá recursos para promover um curso prático divertido de divulgação científica (ou mesmo estudar sozinho/sozinha!). Então se você ama divilgação científica, vem comigo, que eu tenho certeza de que você vai encontrar alguma coisa útil pra você neste repositório. Divirta-se!

Por que este projeto existe?

A divulgação científica pode empoderar as pessoas. Uma vez que entendemos como a ciência funciona, e aprendemos a distinguir boatos de fatos, podemos fazer escolhas melhores e nos sentirmos seguros quanto a elas. É por isso que eu acredito que a divulgação científica é tão importante na nossa sociedade, porque ela nos protege da manipulação.

Embora tenhamos comunicadores incríveis fazendo seus trabalhos em divulgação científica, precisamos que os cientistas nos ajudem nesta missão. Mas tem um problema aí: os cientistas não são treinados para se comunicar sobre os seus trabalhos com não-especialistas (o que pode ser bastante difícil!), e eles frequentemente pensam que não conseguem fazê-lo. Além disso, eles se sentem desencorajados a fazer isso quando não vêem benefícios diretos em suas carreiras.

Mas seremos ainda cientistas se nos desligarmos da multidão?
Bertolt Brecht, A Vida de Galileo

A divulgação científica é uma área interdisciplinar e foi assim que este projeto nasceu: por que não juntar pessoas com diferentes habilidades para construirmos juntos um curso completo de divulgação científica voltaado para jovens1 cientistas?

Quem sou eu?

Sou uma doutoranda que mora no Brasil e que tem se importado com divulgação científica há anos. Quando eu era adolescente (já sonhando em ser cientista), imaginei que seria maravilhoso poder escrever sobre ciência e torná-la divertida e acessível. E aí eu cresci, tornei-me cientista, e agora eu escrevo e falo sobre ciência! Porém, como a maioria dos cientistas, eu não fui treinada para fazer isso. Por sorte, encontrei pessoas maravilhosas na minha jornada que me ajudaram bastante. É por isso que este projeto é tão importante para mim!

Como você pode ajudar?

Se você está tão animado quanto eu em relação a este projeto, você pode começar a ajudar como quiser agora mesmo!

Entreviste cientistas

A primeira coisa que precisamos fazer é saber do que os cientistas precisam para começar a fazer divulgação científica. Quais são suas principais dificuldades? De qual forma de divulgação científica eles gostam mais? Como o curso pode ajudá-los? Também queremos saber se os cientistas realmente conseguiram implementar a divulgação científica em suas rotinas após o curso.
Para fazer isso, elaboraremos alguns questionários e coletaremos alguns dados. OBA! 🎉

Construa o curso

O principal objetivo do projeto é construir um "kit inicial" com os principais conteúdos do curso e diretrizes para promover um. Este kit será composto por material didático, atividades, recursos e um guia para o organizador (veja detalhes no Issues).

Traga suas ideias!

Traga suas ideias criativas para fazer este projeto ainda melhor! Precisaremos de uma identidade visual, um website, construir conteúdo, divulgar tudo o que fazemos, procurar por financiamento, escrever projetos de financiamento, procurar por especialistas em cada área para participar como palestrantes no curso, e poderíamos pensar também em um programa de incentivo para encorajar os cientistas a permanecerem neste caminho da divulgação científica... Ufa!
Teamwork makes the dream work!

Por favor, leia mais sobre contribuições no nosso Guia de Contribuições, nosso Código de Conduta e no nosso Roadmap.

Como você pode usar o curso?

Se você quer promover o curso na sua cidade, você só precisará baixar ou "forkar" (copiar) este repositório, adaptar o conteúdo às suas necessidades e seguir as nossas sugestões do guia do organizador (se você quiser, claro). Ficaríamos muito felizes em receber o seu retorno, seus comentários, suas impressões e sugestões! Por favor, leia a nossa licença para garantir que você compreende todas as possibilidades de utilização deste material.

Quer saber mais?

Você pode explorar este repositório para conhecer melhor os detalhes. Se você quer trabalhar no IGNITE, por favor, leia as instruções para colaboração.

Mais uma coisinha: este projeto faz parte do programa Mozilla Open Leaders. Se você quer saber mais sobre projetos abertos e este programa, você pode acompanhar as atualizações no site supracitado.

Contato

Se você tem alguma pergunta, sugestões ou piadas para contar, você pode simplesmente abrir um issue aqui neste repositório. Você também pode enviar-me um e-mail, se precisar. Quer se divertir nas mídias sociais? Siga-me no Twitter ou no Instagram.

Espero que o IGNITE te inspire! 🧡


1: "Jovens" aqui se refere a um estado de espírito. 😉

You can’t perform that action at this time.