Plataforma de simulado para a prova de certificação oferecida pela ZEND.
Clone or download
Pull request Compare This branch is 133 commits ahead of hipay:stable.
Fetching latest commit…
Cannot retrieve the latest commit at this time.
Permalink
Failed to load latest commit information.
app
docs
puphpet
src
web
.bowerrc
.gitignore
LICENSE
README.md
Vagrantfile
bower.json
composer.json

README.md

ZCE / ZCPE

Problema

Existe um grupo de discussão chamado "Rumo a ZCE" onde os membros deste, postam questões da prova, sendo que, os participantes do grupo postam as suas dúvidas e também respostas, e chegam em um consenso de qual seria a alternativa correta, por conta disto, existe um banco de dados com pouco mais de 1100 perguntas cadastradas até o presente momento. Além disto, o ambiente em que as questões estão dispostas não oferece nenhum tipo de filtro, e também, não há a possibilidade de avaliar qual o grau de estudo dos profissionais que frequentam esta. Então, como ajudar esses profissionais a estudarem para a prova de certificação de forma dinâmica aproveitando-se do banco de dados disponível no grupo de discussão?

Hipóteses do sistema

Se o profissional que almeja a certificação ZCE utilizar a ferramenta realizando os simulados e, por conta disto, entender qual é o seu grau de estudo e áreas do conhecimento em que possuí deficiência, poderá então, focar os seus estudos nas áreas em que tem mais dificuldades afim de se preparar efetivamente para prova oficial.

Justificativa

Segundo Heuser (2008) a avaliação de alunos faz parte do processo de desenvolvimento, sendo que, através do estabelecimento de critérios de avaliação é possível definir quais são os pontos fortes e quais os pontos fracos e que necessitam serem melhorados. Sendo assim, hoje, através do grupo de discussão, não é possível entender em que área do conhecimento os profissionais possuem dificuldades, afim de focarem os seus estudos em suas deficiências. Por conta disto, partindo de uma ferramenta de simulado pretende-se mostrar ao candidato após a conclusão do exame, qual a área do conhecimento em que ele possuí dificuldades e precisa dar atenção.

Objetivo Geral

Criar uma ferramenta afim de unificar as respostas do grupo de discussão oferecendo uma interface web e permitindo que o candidato realize um simulado de acordo com o banco de questões. Portanto, a ferramenta servirá como apoio de estudo para os profissionais que desejam obter a certificação ZCE.

Objetivos Especificos

  • Montar um banco de dados importando perguntas e respostas do grupo de discussão e categorizando as perguntas em áreas do conhecimento;
  • Criar um ambiente de simulado para a prova;
  • Avaliar o conhecimento do candidato após a conclusão de um simulado de acordo com as áreas do conhecimento e expor para ele quais são as áreas em que este possuí mais dificuldades.

O que é a ZCE?

A ZCE, do inglês, Zend Certification Exam, é uma prova de certificação oferecida pela Zend que certifica que um profissional está apto a trabalhar com a tecnologia PHP, esta primeira certificação é nomeada pela instituição como Zend PHP Certification. Entretanto, existe uma segunda prova intitulada como Zend Framework Certification, esta por sua vez, avalia os conhecimentos do profissional no Framework oficial da Zend (ZEND, 2014). A prova de certificação Zend foi projetada tendo como base dois objetivos, são eles: testar o conhecimento do profissional na tecnologia PHP e, o segundo, fazer com que a prova extraia do profissional o máximo de sua vivência prática com a tecnologia (COGGESHALL; TABINI, 2005). Como o escopo do PHP é muito abrangente, as grandes empresas precisam ter uma maneira padrão e confiável de avaliar as habilidades e capacidades de um profissional que atue com a linguagem PHP. Sendo assim, o principal objetivo da prova é oferecer a empregadores e profissionais certificados uma forma de avaliação padrão (GUTMANS; SURASKI, 2006). A Zend é uma empresa PHP que ajuda outras empresas a desenvolverem e entregarem soluções rápidas e com alta qualidade, sejam elas: web ou mobile (ZEND, 2014). Enquanto que, perante a comunidade, busca integrar os desenvolvedores PHP e oferecer suporte para que estes profissionais criem soluções utilizando a tecnologia (ZEND, 2014). Hoje no Brasil, segundo a Zend (2014), a quantidade de profissionais certificados na tecnologia PHP é relativamente baixa, se comparado a quantidade de profissionais que trabalham com esta linguagem diariamente. Esta informação pode ser consultada no site da própria Zend em: Zend Certified Engineer Directory. Dentre os motivos para o baixo número de profissionais certificados, acredita-se que as principais causas sejam: o valor da prova que custa USS 195,00 e os custos com preparações, podendo chegar até os USS 1000,00 no site da própria instituição (ZEND, 2014).

Referências

COGGESHALL, John; TABINI, Marco. The Zend PHP Certification Practice Test Book. Toronto, Ca: Nanobooks, 2005.

HEUSER, Fernanda Müller. AVALIAÇÃO: sentença ou diagnóstico. 2008. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/15997/000668672.pdf. Acesso em: 03 fev. 2014.

ZEND (Org.). Zend PHP 5 Certification - ZCE. 2014. Disponível em: http://www.zend.com/en/services/certification/. Acesso em: 21 abr. 2014.

______. Zend and the PHP community. 2014. Disponível em: http://www.zend.com/en/company/community/. Acesso em: 21 abr. 2014.

______. Zend Certified Engineer Directory. 2014. Disponível em: http://www.zend.com/store/education/certification/yellow-pages.php. Acesso em: 21 abr. 2014.

______. Zend Online Training - Zend PHP Certification. 2014. Disponível em: http://shop.zend.com/en/zend-certification/zend-php5-certification-voucher.html. Acesso em: 23 abr. 2014.

______. Zend Online Training - Zend PHP Certification. 2014. Disponível em: http://shop.zend.com/en/zend-certification/php5-certification-training.html. Acesso em: 23 abr. 2014.

______. Zend - The PHP Company. 2014. Disponível em: http://www.zend.com/en/company/. Acesso em: 21 abr. 2014.