Disciplina Geofísica 2 do curso de Geologia da UERJ. Sismologia, sísmica, métodos elétricos e eletromagnéticos.
Switch branches/tags
Nothing to show
Clone or download
Fetching latest commit…
Cannot retrieve the latest commit at this time.
Permalink
Type Name Latest commit message Commit time
Failed to load latest commit information.
.meta
data
helper-scripts
images
notebooks
.gitignore
Makefile
README.md
environment.yml
guia-apresentacao.md
sortear-grupos.ipynb

README.md

Geofísica 2: Sismologia e métodos eletromagnéticos

Disciplina do curso de graduação em Geologia da UERJ.

Aulas:

  • Teórica: Sexta 13:20 - 15:10 (T1 e T2) | Sala 4015F
  • Prática: Segunda 10:40 - 12:20 (T2) e Sexta 15:10 - 17:00 (T1) | No LAGEX (2031A)

Professor: Leonardo Uieda | Sala 2019A

Material: https://github.com/leouieda/geofisica2

Lista de e-mail: Todos os alunos devem se cadastrar na lista de e-mail do curso: https://groups.google.com/forum/#!forum/geofisica-uerj

TODOS OS COMUNICADOS SERÃO FEITOS ATRAVÉS DA LISTA DE E-MAIL.

Rode os notebooks online: Binder

Conteúdo

Conduta

Respeito

Não tolero comportamento ofensivo durante as aulas ou na lista de emails e nem a ridicularização dos colegas. Não existem perguntas "bestas", "irrelevantes", "óbvias", etc.

Assiduidade

A presença nas aulas teóricas e práticas é obrigatória. O limite de faltas em hora aula é de 15h (~7 aulas). Lembrem-se que as aulas práticas valem nota! Não faltem a toa.

Plágio

Cuidado com cópias e plágio. Trabalhos que forem cópias integral ou parcial do trabalho de colegas ou de outras fontes receberão nota zero. Discussão entre alunos é encorajada, porém escrevam as respostas com suas próprias palavras.

Ementa

Método Sísmicos: stress e strain, ondas elásticas, geometria dos caminhos da onda, ondas direta, refratada e refletida, interface, equipamentos para aquisição de dados. Sísmica de refração: refração crítica e head-waves, gráfico tempo-distância (T-X), interfaces horizontais e mergulhantes, aplicações em geologia. Sísmica de reflexão: velocidades sísmicas, Normal-moveout (NMO), Dip-moveout (DMO), empilhamento (stacking), migração, levantamentos 2D e 3D, aplicações na exploração de hidrocarbonetos.

Geofísica de Poço (well-log): introdução, perfuração de poços e seus efeitos nas rochas, metodologias mais aplicadas na atualidade, usos na indústria do petróleo e na exploração mineral.

Métodos Geoelétricos: equações de maxwell, resistividades de minerais e rochas, aquisição de dados tipos de arranjos geoelétricos, Potencial espontâneo, polarização induzida, exemplos de aplicações em geologia.

Versão oficial no ementário da UERJ: http://www.ementario.uerj.br/ementas/12422.pdf

Aulas

Cada semana de aula (1 teórica e 1 prática) abordará um tópico. As aulas teóricas servirão para introduzir o conceito. Nas aulas práticas, vocês irão explorar o tema da semana com simulações numéricas interativas usando Jupyter notebooks e o software livre Fatiando a Terra. Cada prática terá uma questão dissertativa para vocês responderem durante a aula com base nas simulações. Os questionários valem nota (0-10) e não poderão ser feitos fora da aula (ver Avaliação abaixo). Por isso, procurem não faltar nas aulas práticas.

Eu encorajo vocês a perguntarem e discutirem durante as aulas. Não deixe uma dúvida para depois. Minha política é que não existem perguntas "bestas", "irrelevantes", "óbvias". Não tolero comportamento ofensivo e a ridicularização dos colegas (ver Conduta).

Textos, códigos, slides, etc estarão disponíveis no site da disciplina.

Avaliação

A média final (MF) será uma combinação da média dos questionários das práticas (MP) e a nota de uma apresentação em grupo (MA):

MF = 0.7 MP + 0.3 MA

Algumas regras:

  • Provavelmente teremos cerca de 10 questionários.
  • Alunos que não comparecerem à aula prática não poderão entregar o respectivo questionário. Consequentemente, receberão nota zero nesse questionário.
  • Para não prejudicar alunos que faltarem eventualmente, não incluirei a menor nota dos questionários na média MP.
  • O Guia das apresentações explica as regras e critérios de avaliação. Lá também está a lista de temas.

Cronograma

O cronograma provavelmente sofrerá alterações ao longo do semestre.

Cada semana do curso abordará um tema com uma atividade prática associada. As práticas são feitas no computador usando Jupyter notebooks e a biblioteca de modelagem geofísica Fatiando a Terra.

Na tabela abaixo, use os links "visualizar" para ver uma versão não-executável dos notebooks e os links "executar" para rodar os notebooks online (graças ao serviço gratuito Binder). Você não precisará instalar os programas em seu computador, porém seu trabalho não ficará salvo.

Semana Tema Prática
1 Ondas sísmicas visualizar / launch binder
2 Reflexão e refração: Lei de Snell visualizar / launch binder
3 Refração crítica visualizar / launch binder
4 Sísmica de refração visualizar / launch binder
--- Seminários ---
5 Sísmica de reflexão: reflexão e seções Common Mid Point (CMP) visualizar / launch binder
6 Sísmica de reflexão: correção de Normal Moveout (NMO) e empilhamento visualizar / launch binder
7 Sísmica de reflexão: aquisição 2D e juntando tudo
8 Sísmica de reflexão: resolução e armadilhas na interpretação visualizar / launch binder

Bibliografia

Se não tiverem acesso a essas referências, entrem em contato comigo.

Fowler, C. M. R. (2004), The Solid Earth: An Introduction to Global Geophysics, 2 edition., Cambridge University Press, Cambridge, UK ; New York.

Kearey, P., M. Brooks, and I. Hill (2002), An Introduction to Geophysical Exploration, 3 edition., Wiley-Blackwell, Malden, MA.

Sheriff, R. E., and L. P. Geldart (1995), Exploration Seismology, 2 edition., Cambridge University Press, Cambridge ; New York.

Stein, S., and M. Wysession (2002), An Introduction to Seismology, Earthquakes and Earth Structure, 1 edition., Wiley-Blackwell, Malden, MA.

Telford, W. M. (1990), Applied Geophysics, 2 edition., Cambridge University Press, Cambridge England; New York.

Sobre esse material

Todo o material da disciplina (esse site, questionários, dados, códigos das práticas, Jupyter notebooks, etc) estão disponíveis em um repositório no Github:

https://github.com/leouieda/geofisica2

O material é atualizado a cada ano. Versões ao final de cada ano são marcadas com um tag e podem ser vistas em:

https://github.com/leouieda/geofisica2/releases

License

Creative Commons License
"Material didático da disciplina Geofísica 2" by Leonardo Uieda is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.