Vocabulários do Projeto LexML
Clone or download
Fetching latest commit…
Cannot retrieve the latest commit at this time.
Permalink
Type Name Latest commit message Commit time
Failed to load latest commit information.
data
docs/preparo
src
README.md
datapackage.json

README.md

  goodtables.io    

Vocabulários LexML

O controle de vocabulários desempenha papel fundamental na organização da informação governamental e estruturação de conteúdos nos documentos oficiais.

Os vocabulários do projeto LexML Brasil, conforme apresentados na Parte 6 das normas LexML, são utilizados nas URNs LEX. Há também a previsão de utilização dos vocabulários LeXML como referência para os diários oficiais do governo brasileiro, no controle da terminologia espressa em títulos das matérias e seções dos diários.

Os vocabulários são aqueles elencados nas seções 2 e 3 da referida norma Parte 6:
"2.1 Natureza do Conteúdo" (tipoConteudo), "2.2 Língua" (lingua), "2.3 Evento" (evento), "3.1 Localidade" (localidade), "3.2 Autoridade" (autoridade) e "3.3 Tipo de Documento" (tipoDocumento), disponíveis nas pastas /data/RDF-v* do presente repositório, com proveniência e autenticidade descritos nesta documentação.

Na ausência de um comitê formal (seção 1.1 da Parte 6), os mantenedores do presente repositório git assumem parte das atribuições do "Comitê Central para a Atribuição de Nomes" do LexML.

Apesar do padrão RDF permitir o uso de diferentes formatos, foi adotado o RDF/XML como principal — que por sua vez, historicamente no LexML, foi inspirado pelo padrão RDA.

Versão corrente dos vocabulários

A tag de versão próprio git determina a versão corrente válida — a mais recente entre as versões lançadas, e em geral anterior ao último commit do repositório. As tags de versão seguem a sintaxe de Major.minNor.Patch (vM.N.P), sendo que os arquivos RDF são mantidos em sua versão mais na pasta correspondente vM.N.

A tag do repositório só é atribuída quando todos os RDFs da pasta mais atual forem homologados. Arquivos que não sofrem alteração permanecem na pasta onde receberam a última homologação. No repositório são previstos os seguintes tipos de arquivo:

  • Documentos XML formato RDF: mantidos cada qual na sua pasta data/RDF-vM.N, quando um arquivo estiver ausente significa que ainda se encontra na versão anterior (portanto na pasta correspondente).

  • Documentos CSV: mantidos na pasta de dados, data e descritos no arquivo datapackage.json, seguem a versão corrente do repositório, em sincronia (ou à frente) dos arquivos RDF. Versões específicas poderão ser encontradas navegandos-se pelas versões antigas do repositório.

Licenças

  • Software: algoritmos e códigos-fonte de software, licença relativa à pasta /src, MIT.

  • Dados: arquivos CSV, JSON, XML e demais arquivos de dados, ODbL-1.0

  • Conteúdo: presente documentação e todos os aqrquivos da pasta /docs, CC-BY-4.