-
Notifications
You must be signed in to change notification settings - Fork 0
Home
MANUAL EM CONSTRUÇÃO!
O supercomputador Santos Dumont (SDumont) está localizado na sede do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis-RJ, atuando como nó central (Tier-0) do Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho - SINAPAD.
Em 2024 o SDumont sofreu uma atualização significativa aumentando sua capacidade instalada de processamento na ordem de 20 Petaflop/s (20 x 1015 float-point operations per second), apresentando uma configuração híbrida de nós computacionais, no que se refere à arquitetura de processamento paralelo disponível. Essa atualização é referenciada como supercomputador Santos Dumont 2, SDumont2 ou SDumont2nd.
Maiores informações no Site Oficial do SDumont.
Este manual apresenta uma descrição do SDumont2nd, com informações sobre como utilizar, submeter jobs e dúvidas frequentes.
O principal canal de suporte técnico no SDumont2nd é através do e-mail helpdesk-sdumont@lncc.br
O LNCC utiliza um sistema ticket que, quando recebe um e-mail, registra o chamado associando um ID ao atendimento. Após esse registro, todas as mensagens que são respondidas ou encaminhadas ficam associadas ao ticket atribuído inicialmente.
Para cada mensagem nova recebida, o analista responsável é alertado através do sistema, para que ele possa prosseguir com as ações necessárias. Porém, após o fechamento do chamado, esse alerta não acontece mais e a a mensagem não é mais visualizada.
Sempre que houver a necessidade de abir um novo chamado ou tratar de uma nova requisição, é necessário enviar um novo e-mail. Se a requisição for feita através de um e-mail associado a um chamado já encerrado (exemplo, respondendo à um e-mail de um chamado já encerrado, mesmo que alterando o título do e-mail), este não será visualizado pelo Helpdesk.
Aquando necessitar de atendimento para o ambiente do SDumont2nd, solicitamos que inclua no título/assunto do e-mail uma referência para “SDumont2nd”, visando facilitar o atendimento pelo Helpdesk. Exemplo:
- Título/Assunto do e-mail para Instalação de software: [SDumont2nd] Instalar software XPTO
- Título/Assunto do e-mail para problemas de acesso: [SDumont2nd] Dificuldade em acessar o cluster
- Título/Assunto do e-mail para erros de execução: [SDumont2nd] Erro em submissão/execução de job
Para o SDumont2nd o LNCC mantém um catálogo de softwares que são customizados e atualizados regularmente visando oferecer o melhor desempenho na plataforma computacional. Para mais detalhes acesse Catálogo de softwares.
O próprio usuário pode realizar a instalação do software a sua área de SCRATCH ou solicitar a instalação que precisa através do canal de oficial de comunicação.
O apoio na instalação de softwares que não fazem parte do catálogo será realizado sem garantias de funcionamento, ficando a cargo do usuário indicar todas as referências, fontes de dados e rotinas de testes para validação. O Helpdesk irá analisar a solicitação para confirmar a compatibilidade com o sistema do SDumont2nd. Para o registro desse tipo de solicitação é necessário nos enviar as informações abaixo durante a abertura do chamado:
- Ambiente computacional desejado (conforme descrito aqui)
- Nome do software:
- Versão desejada:
- Compilador:
- Versão de MPI (se for necessário):
- Funcionalidades e recursos adicionais que devem ser habilitados durante a compilação:
- URL para download:
- URL para documentação de instalação:
- URL para roteiro de testes e validações:
- Login e projeto ao qual faz parte:
ATENÇÃO: Em caso de software proprietário, fica a cargo do usuário fornecer a Licença de utilização e demais arquivos necessários para a instalação. A instalação de software proprietário será realizada em diretório de acesso exclusivo ao projeto ou ao usuário solicitante. O usuário é responsável por fornecer a lincença adequada para utilização no ambiente do SDumont2nd.
Sempre que houver erro na execução de algum job e desejar auxílio do Helpdesk, é necessário nos enviar as informações abaixo durante a abertura do chamado:
- Nome do software:
- Caminho do script de submissão:
- ID do JOB:
- Módulo utilizado para a compilação/execução:
- Login e projeto ao qual faz parte: