Skip to content
Desafio 2 ~ FIAP
Branch: master
Clone or download
Permalink
Type Name Latest commit message Commit time
Failed to load latest commit information.
controllers Desafio lançado 🚀 Jul 7, 2019
doc/source Desafio lançado 🚀 Jul 7, 2019
public Desafio lançado 🚀 Jul 7, 2019
routes Desafio lançado 🚀 Jul 7, 2019
.cfignore Desafio lançado 🚀 Jul 7, 2019
.gitignore Desafio lançado 🚀 Jul 7, 2019
README.md Desafio lançado 🚀 Jul 7, 2019
app.js Desafio lançado 🚀 Jul 7, 2019
env.sample Desafio lançado 🚀 Jul 7, 2019
manifest.yml Desafio lançado 🚀 Jul 7, 2019
package-lock.json Desafio lançado 🚀 Jul 7, 2019
package.json Desafio lançado 🚀 Jul 7, 2019

README.md

Platform Slack

Desafio 02 | FIAP

Desafio

A FIAP deseja criar um tutor virtual de matemática para auxiliar as crianças de faixa etária entre 6 e 10 anos.

A ideia é proporcionar uma experiência divertida e atrativa para as crianças, ajudando-as com suas dúvidas e perguntas básicas sobre a matéria, sem que elas mesmo tenham que consultar o material didático. Para isto, o tutor virtual vai dispor de uma base de dados de material didático e de toda tecnologia presente no Watson Discovery.

Um dos exemplos de interação entre as crianças e o tutor é o seguinte:

  • A criança quer aprender sobre o conceito de divisão na matemática.
  • Ela ingressa através de uma interface e faz a seguinte pergunta: “O que é divisão?”.
  • O tutor virtual pesquisa em sua base de dados os documentos que possuem esta resposta e apresenta a passagem do documento que mais atende a dúvida da criança.

Espera-se que o tutor virtual apresente o trecho do documento presente no material didático. A resposta correta para a interação acima seria:

“Tema: Divisão

Realizar a divisão de números naturais é o mesmo que repartir em partes iguais os números. Na operação de divisão, o dividendo é como se chama o número a ser dividido, enquanto que o divisor é o número que divide o cálculo e quociente é o resultado da operação. De tal modo que numa divisão temos: 15:3 = 5, uma vez que 3 x 5 = 15. Assim, 15 é o dividendo, 3 é o divisor e 5 é o quociente, esse que representa o número o qual se deve multiplicar pelo divisor para se chegar ao dividendo. E lembre-se: a divisão é a operação contrária da multiplicação. Seu símbolo é representado por ÷, : ou / .",

Referência: https://www.estudokids.com.br/divisao-o-que-e-e-como-dividir/.”

Uma resposta não tão correta seria o trecho seguinte de um documento:

“Tema: Multiplicação

É uma operação matemática básica que estende o conhecimento da adição para o caso em que as parcelas têm o mesmo valor. Ela é uma evolução natural da adição, pois é definida de modo que represente a soma de determinado número de conjuntos que possuem a mesma quantidade de elementos. Multiplicação é uma maneira que facilita a soma de números iguais. Assim, 2+2+2+2+2=10 é o mesmo que 2x5=10

Referência: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/matematica/o-que-e-multiplicacao.htm

Tema: Divisão

Realizar a divisão de números naturais é o mesmo que repartir em partes iguais os números. Na operação de divisão, o dividendo é como se chama o número a ser dividido, enquanto que o divisor é o número que divide o cálculo e quociente é o resultado da operação. De tal modo que numa divisão temos: 15:3 = 5, uma vez que 3 x 5 = 15. Assim, 15 é o dividendo, 3 é o divisor e 5 é o quociente, esse que representa o número o qual se deve multiplicar pelo divisor para se chegar ao dividendo. E lembre-se: a divisão é a operação contrária da multiplicação. Seu símbolo é representado por ÷, : ou / .",

Referência: https://www.estudokids.com.br/divisao-o-que-e-e-como-dividir/”

O trecho acima não está totalmente correto pois apresenta uma resposta muito abrangente e não traz especificadamente a passagem que corresponde a pergunta realizada.

Respostas parciais também serão consideradas como não totalmente corretas, como por exemplo:

“Tema: Divisão

Realizar a divisão de números naturais é o mesmo que repartir em partes iguais os números.”

Os temas que fazem parte do escopo do tutor virtual são os seguintes:

  • Operações básicas de matemática, tabuada e sistema de numeração decimal;
  • Números naturais, decimais, ordinais, cardinais, romanos, primos e frações;
  • Geometria (área, perímetro, reta, segmento de reta, reta numérica, polígonos, poliedros, sólidos geométricos, planificação de sólidos geométricos, vértice, aresta, orientação espacial);
  • Conjuntos numéricos e correspondência biunívoca;
  • Operações lógicas (classificação, seriação e sequenciação);
  • Simetria e gráficos;
  • Múltiplos e divisores (máximo divisor comum - MDC e mínimo múltiplo comum - MMC);
  • Estimativa, escala e probabilidade;
  • Expressão numérica e cálculo mental;
  • Trangram;
  • Mosaico e tabelas;
  • Medida de tempo, massa, peso e grama;
  • Ordens, classes e conjuntos;

Portanto, a base de dados de material didático precisa passar por um processo de curadoria. Curadoria é um processo que visa avaliar a qualidade dos dados que serão utilizados para criação do modelo de consulta do Watson Discovery. Ela é importante para garantir que os dados utilizados são de fato úteis a solução e também para evitar processamento e volumetria desnecessários.

A curadoria da base de dados se faz necessária para que apenas os documentos dentro do escopo da solução do tutor matemático sejam carregados. Este procedimento visa garantir a qualidade das respostas apresentadas às crianças. Ela tem como objetivo também a análise dos documentos para viabilizar a quebra dos textos em unidades para possibilitar respostas precisas. Fique a vontade para realizar a curadoria da sua base de dados da maneira que desejar.

O Watson Discovery possui a capacidade de customização de queries de consulta e de treinamento de rankings de documentos. Para que a solução obtenha melhores resultados, é aconselhável (não obrigatório) que sejam criadas queries customizadas e que os documentos tenham seus rankings treinados.

Vale lembrar também que o Watson Discovery permite a criação de um modelo customizado de análise de documentos que serão inseridos em sua base de dados. Então, não esquecer de criar o modelo corretamente para que o(s) arquivo(s) sejam carregados corretamente.

Avaliação

Os participantes vão receber a base de dados contendo todo material didático a ser utilizado. Este material pode ser utilizado de forma total ou parcial, separado através de um processo de curadoria realizado por cada participante.

Para que os índices de Watson Discovery sejam avaliados, é necessário que cada participante disponibilize as credenciais de acesso (apikey, user, etc) do índice criado. Desta forma, para cada pergunta de teste, a avaliação automática irá avaliar a similaridade entre a passagem recuperada de cada modelo com a passagem esperada como resposta.

Para a etapa de avaliação, não é necessária a implementação de nenhuma interface de conversação para interação com o modelo do Watson Discovery.

Comece aqui

Para começar no desafio 2, você deve seguir item a item abaixo:

  1. Leia atentamente o enunciado do Desafio e a Avaliação.
  2. Siga os Pré-requisitos para poder participar do Desafio.
  3. Faça as modificações necessárias com o dataset e suba em um Discovery na região de Washington-DC.
  4. Suba a aplicação na IBM Cloud, em Dallas, com o serviço do IBM Continuous Delivery (veja o passo-a-passo abaixo) e configure com as credenciais do Discovery e da Maratona.
  5. Submeta o seu desafio, clicando no botão "SUBMETER DESAFIO".
  6. Pronto! Agora é só acompanhar no ranking (100+).

Pré-requisitos

Você deverá cumprir os seguintes itens:

Criação do Discovery

  1. Entre na sua conta da IBM Cloud e acesse o catálogo.

  2. Localize o serviço de Discovery e clique sobre ele. Não há a necessidade de mudar o nome. Altere a Região para Washington-DC. No desafio, você treinará o Watson nessa região.

  3. Clique em "Create" para criar a instância do serviço.

  4. Após a criação, clique em "Launch Watson Discovery" para abrir a ferramenta de treinamento.

  5. Crie uma coleção de dados com o upload do(s) documento(s).

Para ter acesso ao dataset, acesse o link.

Veja como trabalhar com documentos no Discovery

Credenciais no Discovery

Para pegar o IAM_APIKEY (ou API Key apenas). Acesse o seu serviço de Discovery na IBM Cloud.

Dentro do seu Collection, clique em "API".

Aplicação na nuvem

Para subir a aplicação na IBM Cloud, você deve clicar no botão abaixo para subir usando o IBM Continuous Delivery (também conhecido como Delivery Pipeline). Você deve subir a sua aplicação em Dallas.

Deploy to IBM Cloud

Veja como configurar o IBM Continuous Delivery

  1. Configure o Toolchain Name com <maratona-id>-desafio2-behindthecode, substituindo o <maratona-id> pelo seu ID da Maratona (Ex: 100001). Se você não souber, verifique nos emails para pegar o seu ID.

  2. Configure o App name com a mesmo valor usado no item 1.

  3. Crie uma chave (de uso interno). Basta clicar em "Create" e depois clique em "Create" novamente. Espere um instante até carregar todas os dados. Se demorar muito (mais de 5 minutos), recarregue a página e faça novamente o passo 1 e 2. Na parte inferior (abaixo do item 2), mantenham a Região em Dallas.

Clique em Eclipse Orion Web IDE para abrir a IDE para configurar a aplicação, com as credenciais da Maratona e Discovery.

Abaixo estão o passo-a-passo, obrigatório, para configurar a sua aplicação no Eclipse Orion Web IDE.

  1. Crie o arquivo .env para colocar as credenciais do Discovery e da Maratona (lembre-se de que é o mesmo código usado para indicar novos participantes na Maratona). Preencha com os dados, após o = (símbolo de igua). Lembre-se: o IAM_APIKEY é o mesmo que o PASSWORD apresentado nas imagens no Criação do Discovery
# Credenciais para o Desafio 2
DESAFIO=2
MARATONA_ID=

# Discovery
SERVICE_ENDPOINT=https://gateway-wdc.watsonplatform.net/discovery/api
IAM_APIKEY=
COLLECTION_ID=
CONFIGURATION_ID=
ENVIRONMENT_ID=
  1. Abra o arquivo manifest.yml e altere o <maratona-id> com o seu ID da Maratona, o mesmo usado acima.
applications:
- name: <maratona-id>-desafio2-behindthecode
  memory: 256M
  instances: 1

Clique em Create new launch configuration e crie a configuração para a sua aplicação (que está sendo criada em background). Launch Config Name, Application Name e Host devem ter o mesmo nome, com o formato <maratona-id>-desafio2-behindthecode, igual nos itens anteriores. Clique em "Save" para salvar as configurações.

Clique em Play (primeiro botão na imagem) e depois, após salvar as configurações e estiver disponível, clique em Open (terceiro botão na imagem). Vai abrir a sua aplicação, com o chatbot para você testar e submeter, no final.

Submissão

Faça um teste com a sua configuração clicando no botão "TESTE DISCOVERY".

Através da aplicação na IBM Cloud (https://<maratona-id>-desafio2-behindthecode.mybluemix.net), você irá clicar no botão SUBMIT DISCOVERY, preencher com o seu CPF e enviar para a avaliação final.

Não iremos divulgar a nota no momento da submissão. Iremos divulgar o ranking dos 100+ colocados.

Material de apoio

Dúvidas

Acesse o slack e mande a sua dúvida: ibm.biz/convite-slack.

PDF do Desafio

Baixe o PDF do desafio aqui.

License

Copyright 2019 Maratona Behind the Code

Licensed under the Apache License, Version 2.0 (the "License"); you may not use this file except in compliance with the License. You may obtain a copy of the License at

   http://www.apache.org/licenses/LICENSE-2.0

Unless required by applicable law or agreed to in writing, software distributed under the License is distributed on an "AS IS" BASIS, WITHOUT WARRANTIES OR CONDITIONS OF ANY KIND, either express or implied. See the License for the specific language governing permissions and limitations under the License.

You can’t perform that action at this time.