Permalink
Switch branches/tags
Nothing to show
Find file Copy path
Fetching contributors…
Cannot retrieve contributors at this time
53 lines (29 sloc) 4.07 KB
  • Tzzzzt!

A campainha da casa de Cartola tocou, era Alatazan do lado de fora. Ele deu uma olhadela pela veneziana e correu para abrir a porta.

  • Vem, estamos fazendo um projeto lá dentro, usando uma coisa nova, você vai gostar disso.

Para Alatazan todas as tecnologias terráqueas eram novas, mas a alegria de Cartola já indicava que ela parecia ser um pouco diferente das apresentadas no curso.

Correram pra dentro e Nena estava sentada ao seu laptop com alguns arquivos abertos e olhando o resultado de sua "arte" no navegador.

  • Veja, o Cartola descobriu esse novo jeito de fazer sites. É uma tecnologia chamada Django... dá pra fazer muitas coisas diferentes sem muito esforço. O maior esforço é esquecer um pouco do que sabemos hoje pra entender o novo paradigma.

Mas enfim, o que é o Django?

Django é um framework, construído usando a linguagem Python.

Framework é uma caixa de ferramentas. Mas não é apenas isso, o Django é uma caixa de ferramentas com um manual dentro, e as ferramentas combinam muito bem umas com as outras. Você usa as ferramentas que quiser, e se você quiser substituir uma delas por outra, isso é perfeitamente possível.

Já o Python é uma linguagem de programação, trata-se de uma tecnologia que lê o código que você escreveu numa sintaxe conhecida e dá vida àquilo.

Mas o Python também não é só isso. Ele funciona em praticamente qualquer computador, seja com o Windows, Linux ou Mac, é fácil de aprender e de entender. Sua forma de tratar a programação é uma forma que faz sentido. Os caras que criaram o Python não tinham a menor vontade de complicar as coisas.

Além do Django e do Python, você vai precisar de um banco de dados.

O Banco de Dados é onde os dados são guardados. Quando você está em uma rodoviária ou aeroporto, existe o guarda-volumes, um local onde você paga um valor pra guardar suas coisas por um certo tempo. Quando precisa guardar dinheiro, você vai ao banco. O Banco de Dados é o lugar certo para guardar dados, e ele é independente do Django.

Os bancos de dados que o Django conhece são o MySQL, PostgreSQL, SQLite, Oracle e Microsoft SQL Server. Mas nós vamos trabalhar por um bom tempo só com o SQLite, que é o mais fácil deles.

E para ver o seu site ou programa funcionando, você vai precisar de um Navegador, que é o programa que você usa para acessar sites da web. Mozilla Firefox, Microsoft Internet Explorer e Apple Safari são alguns deles. Nós vamos usar o Firefox por ser o único destes que funciona tanto no Windows, quanto no Linux e no Mac. Mas não se preocupe com isso, o navegador é o que menos importa quando se trata de Django.

E como ele funciona?

Então resumindo a história, o Django funciona assim:

  1. você tem um navegador, o Firefox por exemplo;
  2. você entra no navegador e digita o endereço do seu site;
  3. o site é feito em Django, usando a linguagem Python;
  4. através do Django, seu site acessa dados do Banco de Dados e em arquivos locais e retorna para seu navegador uma bela página com funcionalidades em geral;
  5. você olha sorridente para o navegador e vê o resultado final.

Onde entra seu site, o Django e o Python nessa história

Alatazan agora sabe do que o Django se trata, e já se sentiu mais em casa. Em Katara, as coisas costumam ser mais simples do que têm sido na Terra. Isso porque o povo de lá já passou por isso o suficiente pra descobrir que simplificar as coisas sempre ajuda no resultado final. O que eles não sabem é que simplificar evita cabelos brancos, já que eles não possuem cabelos.

No próximo capítulo, vamos baixar e instalar o Django, o Python e o que mais for necessário, e dar os primeiros passos para criar o primeiro projeto: um blog, que Alatazan vai usar para se comunicar com sua família.

Próximo capítulo: Baixando e Instalando o Django