Permalink
Switch branches/tags
Nothing to show
Find file Copy path
Fetching contributors…
Cannot retrieve contributors at this time
31 lines (15 sloc) 3.15 KB

Uma inexplicável e irônica verdade é a de que principiantes realmente têm sorte.

O primeiro salto com para-quedas, a primeira volta de patins, o primeiro café e o primeiro telescópio que você faz - todos funcionam melhor do que se esperava. O desastre é reservado à segunda e terceira tentativas e assim por diante até a décima ou mais.

Há um ditado em Katara que diz que "se você caiu na primeira tentativa, é porque não vai cair na décima sétima", devido a uma crença local de que as primeiras 17 tentativas, exceto à primeira, são desastrosas.

Num centro comercial encardido de uma rua não muito ensolarada, de muros e paredes também encardidos e vigiadores de carros igualmente encardidos, a única entrada desce uma escada e na terceira porta à direita fica a Internet On-Line, uma empresa de construção de sites focada em resolver todo tipo de peleja on-line.

Um cartaz distribuído por alguns dos postes da cidade diziam: "Problemas no amor? Está difícil arrumar um emprego? Quer abrir uma loja na internet e vender pro mundo inteiro? Venha à Internet On-Line que temos uma solução para você."

Os últimos 27 desenvolvedores que trabalharam na I://OL (sigla "bem-sacada", de acordo com quem teve a ideia) partiram para outra antes que o trabalho fosse terminado. O proprietário, diretor, vendedor e visionário da I://OL prefere ser chamado de "SaradoMSNy", seu identificador de e-mail e em qualquer mensageiro instantâneo que se possa imaginar.

Alatazan acompanhou tudo isso seguindo a cada metro antes que batesse à porta, mas para quem é de outro planeta, não parece uma furada tããão furada assim.

SaradoMSNy descobriu o Django após algumas tentativas sem muito sucesso com outras ferramentas, afinal, seus prazos de 30 dias nunca eram compatíveis com o que de fato acontecia e ele não sabia porque as coisas andavam assim tão complicadas, afinal, se fosse tão complicado assim, "como Sergey Brin e Larry Jeans teriam aberto uma empresa de internet numa garagem?".

O primeiro desafio para Alatazan nem era tão complicado assim. Daí por diante, só Zaron poderia saber, mas Alatazan é otimista e não tem a menor idéia de quem é Zaron, e mais que qualquer outra coisa, é alheio à maioria das dificuldades conhecidas pelos terráqueos. Ele simplesmente quer colocar em prática as boas práticas que aprendeu, e que seja em Django!

Ao longo desses 30 capítulos, conhecemos o que o Django apresenta em seus fundamentos.

Se vocẽ cultiva o conhecimento e as boas práticas, você tem lugar garantido para se apaixonar pelo Django, mas se não é, há espaço pra você também.

Como toda ferramenta madura, há muito mais a conhecer, e há muitas ferramentas terceiras que podem ser aproveitadas para ganhar tempo e qualidade. A maioria dessas ferramentas são chamadas de "aplicações plugáveis".

É disso que vamos tratar na sequência. Siga em frente, e conheça as várias aplicações práticas disponíveis para Django.