Permalink
Switch branches/tags
Nothing to show
Find file Copy path
Fetching contributors…
Cannot retrieve contributors at this time
89 lines (44 sloc) 3.91 KB

Field Lookups são filtros que podem ser aplicados aos métodos .get(), .filter() e .exclude() da QuerySet para aplicar condições ao capturar dados do banco de dados.

exact

Define que o valor do campo deve ser exatamente igual ao valor atribuído ao parâmetro. Equivale ao operador de igualdade ( = ) do SQL (ou IS para o caso de valor NULL).

iexact

Semelhante ao exact, mas é case insensitive, ou seja: aceita a diferença entre letras maiúsculas e minúsculas. Equivale ao operador ILIKE do SQL.

contains

Define que o valor do campo deve conter o valor atribuído ao parâmetro. Equivale ao operador LIKE '%%' do SQL.

icontains

Semelhante ao contains, mas é case insensitive, ou seja: aceita a diferença entre letras maiúsculas e minúsculas. Equivale ao operador ILIKE '%%' do SQL.

in

Ao contrário do contains, o field lookup in define que o valor do campo deve estar contido na lista informada ao parâmetro. Equivale ao operador IN do SQL, mas dependendo do contexto, é transformado em IN

gt

Define que o valor do campo deve ser maior que o valor atribuído ao parâmetro. Equivale ao operador maior que ( > ) do SQL.

gte

Define que o valor do campo deve ser maior que ou igual ao valor atribuído ao parâmetro. Equivale ao operador maior que ou igual ( >= ) do SQL.

lt

Define que o valor do campo deve ser menor que o valor atribuído ao parâmetro. Equivale ao operador menor que ( < ) do SQL.

lte

Define que o valor do campo deve ser menor que ou igual ao valor atribuído ao parâmetro. Equivale ao operador menor que ou igual ( <= ) do SQL.

startswith

Define que o valor do campo deve iniciar com o valor atribuído ao parâmetro. Equivale ao operador LIKE '%' do SQL.

istartswith

Semelhante ao startswith, mas é case insensitive, ou seja: aceita a diferença entre letras maiúsculas e minúsculas. Equivale ao operador ILIKE '%' do SQL.

endswith

Define que o valor do campo deve terminar com o valor atribuído ao parâmetro. Equivale ao operador LIKE '%' do SQL.

iendswith

Semelhante ao endswith, mas é case insensitive, ou seja: aceita a diferença entre letras maiúsculas e minúsculas. Equivale ao operador ILIKE '%' do SQL.

range

Define que o valor do campo deve estar dentro da faixa atribuída ao parâmetro. Equivale ao operador BETWEEN <início> AND do SQL.

year

Define que o ano de um campo DATE, DATETIME ou TIMESTAMP deve ser igual ao valor atribuído ao parâmetro. Equivale ao operador EXTRACT('year' FROM ) do SQL.

month

Define que o mês de um campo DATE, DATETIME ou TIMESTAMP deve ser igual ao valor atribuído ao parâmetro. Equivale ao operador EXTRACT('month' FROM ) do SQL.

day

Define que o dia de um campo DATE, DATETIME ou TIMESTAMP deve ser igual ao valor atribuído ao parâmetro. Equivale ao operador EXTRACT('day' FROM ) do SQL.

isnull

Define que o valor do campo deve ser NULL ou NOT NULL (nulo ou não nulo), dependendo do valor lógico (True ou False) atribuído ao parãmetro. Equivale aos operadores IS NULL / IS NOT NULL do SQL.

search

Define que o valor do campo deve obedecer uma string atribuída ao parâmetro, que faz uma busca no banco de dados usando recursos de Full Text Searching.

Compatível somente com bancos de dados MySQL com suporte a Full Text Searching habilitado.

regex

Define que o valor do campo deve casar com a expressão regular atribuída ao parâmetro. Equivalente aos operadores REGEXP BINARY no MySQL, REGEXP_LIKE no Oracle, ~ no PostgreSQL e REGEXP no SQLite.

iregex

Semelhante ao regex, mas é case insensitive, ou seja: aceita a diferença entre letras maiúsculas e minúsculas.