Permalink
Switch branches/tags
Nothing to show
Find file Copy path
Fetching contributors…
Cannot retrieve contributors at this time
93 lines (46 sloc) 4.24 KB

AutoField

Campo de número inteiro que faz auto-incremento. Equivalente ao tipo INTEGER (exceto pelo Oracle, que é NUMBER(11)), mas com recurso de auto-incremento (variável de acordo com o banco de dados)

BooleanField

Armazena dois possíveis valores: True ou False (Verdadeiro ou Falso). Dependendo do banco de dados, equivale ao BOOL (PostgreSQL, MySQL e SQLite) ou NUMBER(1) (Oracle).

CharField

Campo para valores de string literal, com largura definida. Equivale ao VARCHAR.

CommaSeparatedIntegerField

Campo de valor numérico inteiro, separado por vírgulas. Internamente trabalha com o tipo VARCHAR no banco de dados.

DateField

Campo que armazena uma data. Equivale ao DATE.

DateTimeField

Campo que armazena uma data/hora. Equivale ao DATETIME (SQLite e MySQL) ou ao TIMESTAMP (Oracle e PostgreSQL).

DecimalField

Campo que armazena valores numéricos flutuantes de largura fixa. Equivale ao DECIMAL ou ao NUMERIC (Oracle)

EmailField

Campo que armazena uma endereço de e-mail (correio eletrônico). Equivale ao VARCHAR de 75 caracteres.

FileField

Campo que armazena o caminho para um arquivo em disco rígido e faz todo o controle no que diz respeito a ele. O valor que esse campo carrega é um objeto de arquivo que pode ser usado para ler o arquivo e apontar sua URL, dentre outras coisas. Equivale a VARCHAR de 100 caracteres.

FilePathField

Da mesma forma que o "FileField", este campo armazena o caminho para um arquivo no disco rígido, mas não tem o papel de carregar o arquivo em si mas sim estabelecer regras de formato e máscara do nome do arquivo. Equivale a VARCHAR de 100 caracteres.

FloatField

Campo que armazena valores numéricos flutuantes. Equivale ao FLOAT.

ImageField

Este tipo de campo é muito semelhante ao "FileField", mas acrescente algumas características específicas de imagens. Depende da biblioteca PIL - Python Imaging Library para funcionar. Equivale a VARCHAR de 100 caracteres.

IntegerField

Campo que armazena valores numéricos inteiros. Sua capacidade varia de acordo com o banco de dados, mas em geral suporta até valores na casa de bilhões. Equivale ao INTEGER.

IPAddressField

Campo que armazena números de IP. Ele não permite ser preenchido com valores que não sejam IPs válidos (quatro números de 0 a 255, separados por sinais de ponto). Equivale a VARCHAR de 15 caracteres.

NullBooleanField

É semelhante ao "BooleanField", mas este armazena permite três valores: None, True ou False. Dependendo do banco de dados, equivale ao BOOL (PostgreSQL, MySQL e SQLite) ou NUMBER(1) (Oracle).

PositiveIntegerField

É semelhante ao "IntegerField", mas permite somente valores positivos, ou seja, maiores ou iguais a zero.

PositiveSmallIntegerField

É semelhante ao "SmallIntegerField", mas permite somente valores positivos, ou seja, maiores ou iguais a zero.

SlugField

Armazena valores do tipo slug, forma simplificada de identificar frases ou títulos que facilitem a vida dos usuários. Equivale ao VARCHAR de 50 caracteres.

SmallIntegerField

Campo que armazena valores numéricos inteiros curtos, ou seja, geralmente na casa de 8 ou 16 bits. A capacidade varia de acordo com o banco de dados. Equivale ao SMALLINT (MySQL, PostgreSQL e SQLite) e NUMBER(11) (Oracle).

TextField

Campo que armazena textos sem tamanho máximo definido. Em alguns bancos de dados, também permite recursos de busca (chamados de Full Text Search). Equivale ao LONGTEXT (MySQL), TEXT (PostgreSQL e SQLite) e NCLOB (Oracle).

TimeField

Campo que armazena uma hora no formato "HH:MM:SS.MS". Permite valor automático para a hora atual no momento da gravação. Equivale ao TIME (MySQL, PostgreSQL e SQLite) e TIMESTAMP (Oracle).

URLField

Campo que armazena uma URL - endereço na web. Permite somente URLs válidas, a menos que seja definido para não fazer tal verificação. Equivale a VARCHAR de 200 caracteres.

XMLField

Campo que armazena um texto no formato XML. Depende do aplicação RelaxNG para validar o XML informado. Armazena valores seguindo o mesmo padrão do "TextField".