A Ferramenta FrameWeb Editor

Silas Campos edited this page Apr 24, 2018 · 10 revisions

Sobre a Ferramenta

FrameWeb Editor é uma ferramenta CASE(Computer-Aided Software Engineering) para o método FrameWeb, que provê uma interface gráfica para a construção dos principais modelos especificados pela linguagem, além de prover verificações à nível de modelo e outras funcionalidades comumente utilizadas em ferramentas de modelagem.

Instruções de Instalação

A ferramenta foi construída utilizando-se o plugin Sirius, da Plataforma Eclipse, portanto para utilização e edição da própria ferramenta, é necessário configurar o ambiente eclipse, instalando os componentes necessários.

Preparação do Ambiente

  • O primeiro passo é instalar o Obeo Designer, um ready-to-use package do Eclipse próprio para modelagem. https://www.obeodesigner.com/en/download

  • Com o Obeo Designer instalado e iniciado acesse: Help>"Install New Software", no campo "Work with:" digite a URL abaixo e tecle enter. http://dev.nemo.inf.ufes.br/framewebeditor/

  • Feito isso aparecerá a opção FrameWeb na lista de softwares a serem instalados, basta seleciona-lo e clicar em avançar para realizar a instalação da ferramenta.

  • Para criar um novo projeto clique com o botão direito do Mouse no Project Explorer, selecione New>"Modeling Project" e dentro do projeto selecione New>Other>"FrameWeb Model" e escolha a opção "Project" no campo "Model Object" para a criação de um novo modelo FrameWeb.

  • Para utilizar o editor gráfico e começar a desenvolver o modelo é necessário apenas mais um passo, clique com o botão direito no Projeto e em "ViewPoints Selection" selecione o FrameWebViewpoint, assim, ao clicar com o botão direito no Projeto FrameWeb que criou no passo anterior poderá selecionar a opção "New Representation", que irá criar uma representação gráfica para aquele modelo. Agora basta utilizar os componentes no painel direito para a criação dos novos elementos e o painel de propriedades na parte inferior para edição de suas respectivas propriedades.

Frameworks

  • Para a utilização das classes e propriedades específicas de determinado framework, basta baixar o arquivo de definição de framework contido no diretório "1. Frameworks" deste repositório e adicioná-lo ao seu projeto.
You can’t perform that action at this time.
You signed in with another tab or window. Reload to refresh your session. You signed out in another tab or window. Reload to refresh your session.
Press h to open a hovercard with more details.