Permalink
Branch: master
Find file Copy path
Fetching contributors…
Cannot retrieve contributors at this time
64 lines (32 sloc) 5.22 KB

PERGUNTAS FREQUENTES

Perguntas e respostas com mais explicações.

Existem também dezenas de tutoriais sobre "Github issues" (cada ticket é uma issue), ver por exemplo Mastering Issues. E na própria OKBr temos dezenas de outros exemplos... Para quem não é programador o melhor é o histórico de issues do projeto Identidade-digital.

A seguir

As perguntas destacadas assim.

Na página do ticket

Entre em qualquer um dos tickets listados no histórico geral (abertos e fechados).

Às vezes parece um processo de trabalho, coisa de programador, às vezes parece uma discussão simples do DiscussOKbr... Como olhar para a página do ticket?

Se você já se acostumou com o DiscussOKBr, olhe do mesmo modo:

  • O tópico, dado pelo título da página e número de ticket, e descrito pelo comentário que vem logo embaixo; é o que caracteriza o assunto do ticket e seu contexto.
    Tem sempre indicado o autor e podem ter coloridos os rótulos atribuídos ao assunto ou status de andamento do ticket.
    Abaixo do título sempre vem indicado também se é "ticket em aberto" (em verde "!Open") ou "ticket encerrado" (em vermelho "!Closed").

  • Abaixo, os vários posts de comentários, que são de fato uma discussão.
    Cada post tem seu autor. Pode ser gente da comunidade ou da equipe de suporte.

  • Se for só para endoçar, dê seu "like" (ou "up vote") no tópico ou no post que deseja endoçar.

Principais tipos e motivações para os tickets

A listagem dos rótulos dá uma primeira ideia quanto aos tipos. Os rótulos são como "facetas" atribuidas ao ticket por você e/ou pela equipe técnica. A grosso modo podem ser agrupados:

  • Motivo: "Aviso de vandalismo", "Bug na infra-basica", "Bug na infra-comunic", "Proposta", "Diretiva", "pedido de acolhimento", "pedido infra-basica", "Pergunta";

  • Status ou modo de tratamento na resposta ao ticket: "EM ANDAMENTO", "empreitada";

  • Avaliação do ticket: "duplicate", "Futuro", "invalid", "urgente".

...Podemos agrupar por cores, basta postar um ticket sugerindo!

Dinâmica da participação nos tickets

Gostaria de entender direitinho a questão principal de criação dos tickets (...) Vejo que isso está andando, mas ainda não consegui me familiarizar. Gostaria de entender isso para que eu possa participar da melhor forma e também contribuir.

A primeira página do suporte.ok.org.br já fornece importantes dicas. As motivações são resumidas acima nos tipos de rótulo, e navegando pela listagem do histórico de tickets você também capta pelos exemplos (ver aqueles com balãozinho e número indicando mais de 2 comentários).

Mas se você quer contribuir, pode ajudar de várias formas:

  • a melhorar uma descrição de bug mal feita, postantando mais um comentário descritivo do problema.
  • responder uma dúvida muito básica, mesmo sendo alguém "de fora" da equipe do suporte.
  • efetivar o suporte, mesmo não sendo da equipe de suporte.

A participação nas discussões dos tickets é livre! Lembre-se que o foco é a solução de problemas, em geral com escopo já delimitado por rótulos coloridos.

Sinto que algumas coisas, como os tickets de Diretiva precisam de "filtro" antes de irem a público, poderiam ser conversadas internamente com outras equipes (ex. Comunicação, Contabilidade, etc.) antes de serem registradas como tickets de suporte.

Sim, é comum esse problema, mas a ferramenta e a equipe de suporte não podem fazer nada para ajudar: depende do bom senso das pessoas.

O que os membros da equipe e voluntários podem fazer para ajudar, é avisar a pessoa que fez algum equívoco e em seguida, por outros canais, tal como e-mail, dar o devido encaminhamento ou acolhimento.
PS: tickets fechados podem ser ignorados, a Internet inteira sabe que não se deve levar a sério closed issues do Github. A interface também ajuda a reduzir a exposição deles.

No ticket #16 por exemplo, entendi que a ideia é levar as discussões que começam nas matérias para o DiscussOKBr, não é? Acho muito válido mesmo. Na prática, como isso funcionaria? Como posso colaborar?

Em primeiro lugar, se gostou, vai lá no ticket #16 e dá um up vote! Clique no botão +😁 e vai aparecer a opção "👍 joinha".

As maneiras de colaborar são comentadas acima... Quanto a colaborar discutindo, ou à dinâmica que leva da proposta ao encerramento, o melhor é pegar o espírito da coisa pelos exemplos... Veja os exemplos da indentidade-digital.