Skip to content
Material para replicação das análises em "Legitimidade policial: um modelo de mensuração", publicado na Revista Brasileira de Ciências Sociais.
R
Branch: master
Clone or download
Fetching latest commit…
Cannot retrieve the latest commit at this time.
Permalink
Type Name Latest commit message Commit time
Failed to load latest commit information.
Cleaning data.R
Figura 1_CFA.inp
Figura 3_SEM.inp
README.md
Tabelas 1 e 2.R

README.md

Legitimidade policial: um modelo de mensuração

Thiago R. Oliveira

R and Mplus codes - "Legitimidade policial: um modelo de mensuração" (Oliveira et al., no prelo)

Material de replicação do artigo "Legitimidade policial: um modelo de mensuração", escrito por Thiago R. Oliveira, André Rodrigues de Oliveira e Sérgio Adorno e a ser publicado na Revista Brasileira de Ciências Sociais. Utilizamos dados de um survey representativo conduzido pelo Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo - os dados podem ser disponibilizados mediante solicitaçao.

  1. "Cleaning data.R": Códigos de R para limpeza e organizaçao dos dados, bem como para exportar os dados para o Mplus;
  2. "Figura 1_CFA.inp": Script para input no Mplus. Estima a Análise Fatorial Confirmatória da Figura 1 e extrai os escores para analise subsequente;
  3. "Tabelas 1 e 2.R": Códigos de R para replicacão das Tabelas 1 e 2, utilizando os escores extraídos no Mplus;
  4. "Figura 3_SEM.inp": Script para input no Mplus. Estima o modelo de equações estruturais da Figura 3.

Resumo: O objetivo deste artigo é o desenvolvimento de um modelo de mensuração dos sentimentos de legitimidade policial da população paulistana. Identificamos que, na literatura nacional a respeito das atitudes públicas sobre as autoridades legais, pesquisas que se valem de desenhos de survey comumente adotam uma perspectiva operacionalista, negligenciando a lacuna existente entre os conceitos e as questões. Contribuímos substantivamente para esse campo desenvolvendo um modelo de mensuração de legitimidade policial, definida conceitualmente como um dever normativamente orientado de obedecer e um alinhamento moral com a polícia. Utilizando dados de um survey representativo de oito regiões da cidade de São Paulo em 2017, realizamos uma análise fatorial confirmatória de segunda ordem. Posteriormente, validamos essa medida por meio de um modelo de equações estruturais centrado no construto legitimidade. Implicações do conceito e da mensuração de legitimidade para a segurança pública são discutidas.

Palavras-chave: legitimidade policial; modelo de mensuração; atitudes públicas sobre a polícia; abordagem reflexiva; segurança pública.

You can’t perform that action at this time.