Skip to content
Guia do IMP para as Eleições 2016
Stata R
Branch: master
Clone or download
Fetching latest commit…
Cannot retrieve the latest commit at this time.
Permalink
Type Name Latest commit message Commit time
Failed to load latest commit information.
README.md
completo.do
latlong.csv
mapa.R
matriz-cabecadechapa.csv
matriz-coligacao.csv
partidos.do
perfil.do
prefeito.csv
resultados19962012.txt

README.md

Descrição

Este repositório contém dados, códigos e gráficos da seguinte publicação:

Meira, R.; Góes, C. (2016). “Uma radiografia das eleições municipais brasileiras (1996-2016): fatos e dados”. Nota de Política Pública n. 02/2016. São Paulo: Instituto Mercado Popular.

O Instituto Mercado Popular tem um compromisso com a reprodutibilidade das análises e modelos publicados sob sua marca. Os dados utilizados para a construção dos gráficos e modelos estatísticos deste artigo, se existentes e não proprietários, serão disponibilizados em www.github.com/omercadopopular. Sempre que possível, os códigos de computador utilizados também serão disponibilizados. Caso você não consiga encontrar os dados em nosso repositório e os queira, contacte diretamente os autores.

Sobre o Instituto Mercado Popular

O Instituto Mercado Popular é um laboratório de políticas públicas. Nossa missão é racionalizar e democratizar o debate político e econômico no país, provendo alternativas políticas baseadas no estado da arte da evidência científica, disseminando essas ideias entre a população e facilitando transformações que contribuam para uma sociedade livre, aberta e justa.

Lista de arquivos

Códigos

  • perfil.do (STATA): Baixa dados do TSE entre 1996 e 2016 sobre caracteristicas do eleitorado, detalha o perfil eleitoral por educação e tamanho do município e cria arquivos do Excel para isso
  • partidos.do (STATA): Usa dados do arquivo resultados19962012.txt, organizado com dados brutos do TSE sobre resultados eleitorais, para detalhar a distribuicao de prefeituras entre blocos de alianças eleitorais distintas (tucanos, petistas e outros) e o papel do PMDB nos outros. Calcula o número efetivo de partidos para cada eleição entre 1996 e 2012.
  • completo.do (STATA): Importa os dados das candidaturas municipais de 2016 do site do TSE, agrega a eles dados de população (IBGE), IDHM (PNUD), renda (PNUD) e georeferenciamento (IBGE) de todos os municípios, cria arquivo unificados para candidaturas proporcionais e majoritárias. Sumariza o número de candidaturas por município. Utiliza o string "coligacao" para construir dummies para cada um dos partidos com representação no congresso nacional. Constroi uma matriz que denota a coincidência das dummies - ou seja, a existência de coligação naquele município para os partidos coincidentes. Exporta esses dados para um arquivo chamado "prefeito.csv".
  • mapa.R (R): Utiliza os dados indexados em "prefeito.csv" para ver quando há coligações entre o PMDB e o PT; e o PMDB e o PSDB. Cria vetores para as coincidências e utiliza as coordenadas geográficas dos municípios onde há coincidência em um mapa.

Dados

  • resultados19962012.txt: Arquivo com os dados dos prefeitos e partidos que ganharam as eleições, em cada município, entre 1996 e 2012.
  • prefeito.csv: Arquivo que consolida a base de dados, por candidatura, em 2016, com as respectivas dummies partidárias. Este arquivo é utilizado para construir o mapa de alianças.
  • latlong.csv: Arquivo com os dados de população, renda, IDHM, taxa de pobreza, latitude e longitude dos municípios, que é mesclado aos dados do TSE.
  • matriz-coligacao.csv: Matriz de coligações resultante da análise.
  • matriz-cabecadechapa.csv: Matriz de coligações incluíndo apenas cabeças de chapa que é resultante da análise.
You can’t perform that action at this time.