Permalink
Branch: master
Find file Copy path
Fetching contributors…
Cannot retrieve contributors at this time
53 lines (35 sloc) 4.66 KB
title description layout icon weight
Bitcoin
guide
send
2
{$page.description}

Recebendo pagamentos com Bitcoin

Disclaimer: é importante ser bem cuidadoso ao usar Bitcoin como método de "câmbio" para pagamentos de pessoa jurídica. No caso da pessoa física o processo do carnê-leão é o mesmo (afinal, o IR é único), mas no caso da PJ esse tipo de operação não é câmbio de moedas, e sim compra de ativos no exterior, seguido de uma venda de ativo no país, gerando reais. Contabilmente isso é uma operação diferente e que é muito mais complexa de declarar (por não estar atrelada à NF geradora do pagamento, por exemplo). Se você tem um contrato PJ e deseja receber via Bitcoin, é altamente recomendado consultar seu contador e um advogado tributário antes de prosseguir. Referências: Comunicado do BC, Bitcoin como ativo no IRPF.

Bitcoin é minha opção preferida, muitos profissionais de TI ainda não perceberam todas as vantagens, uma delas é trafegar dinheiro de um país para o outro sem precisar pagar tantas taxas e passar por tantas burocracias.

Segundo a Wikipedia, Bitcoin é uma criptomoeda cuja criação e transferência é baseada em protocolos código fonte aberto de criptografia que é independente de qualquer autoridade central. Um bitcoin pode ser transferido por um computador ou smartphone sem recurso a uma instituição financeira intermediária.

Toda a rede é sustentada pelos usuários através de P2P, logo todo o processo de segurança, validação e "mineração" é feito através de vários computadores na grande rede.

É necessário ter uma carteira (wallet) para guardar seus bitcoins. Abaixo segue algumas wallets que a comunidade costuma utilizar:

O fluxo atual que se costuma utilizar é bem simples:

A empresa compra bitcoins através do Coinbase ou outro serviço disponível no país em que a empresa está localizada, envia para sua wallet e automaticamente você detem criptomoedas equivalentes ao valor que você costuam receber como salário.

Após isso você pode trocar seus bitcoins em serviços no Brasil, indico utilizar o Foxbit. Você envia seus bitcoins para uma wallet em um desses serviços e solicita vender seus bitcoins, após isso é só solicitar enviar seu dinheiro em Reais para sua conta, bem rápido e no mesmo dia, e as taxas são BEM mais amiguáveis que operações entre bancos, quase que insignificantes comparadas a esses outros meios.

Segue alguns tutoriais ensinando como utilizar as funcionalidades da FOXBIT:

Alguns serviços no qual você pode utilizar seus bitcoins:

  • Gyft - Um dos mais interessantes, você compra vários coupons com bitcoin, bem interessante para quem viaja para os EUA e quer fazer umas compras.
  • E-coin Card - Fantástico sistema onde você deposita seus bitcoins e eles caem como crédito em um cartão de debito prepago, onde você pode utilizar em qualquer lugar que aceite bandeira Visa, inclusive compras online.
  • Uphold - Permite enviar seus bitcoins e fazer com que eles permaneçam com o valor atual, evitando a grande volatilidade da cripto moeda.
  • Bitpay - Integração de pagamentos para aceitar bitcoin.
  • Usecoin - Lista de sites no qual você pode gastar seus bitcoins.
  • Coinbase - Um dos pioneiros e mais seguros sistemas de compra e venda de bitcoins nos EUA.
  • LocalBitcoins - Um sistema de compra e venda de bitcoins com vários meios de pagamento, inclusive em dinheiro vivo.
  • Pague com Bitcoin - Incrível! Pague qualquer boleto com Bitcoin. Desde compras em e-commerce, incluindo mercado livre, até fatura do cartão do seu crédito.