Permalink
Fetching contributors…
Cannot retrieve contributors at this time
54 lines (30 sloc) 3.26 KB
title description layout icon weight
Trabalho Remoto
guide
code-file
1
{$page.description}

Introdução

Trabalhar remotamente cada vez mais vem se tornando o objetivo de muitos profissionais na área de TI ao redor do mundo. Estar alinhado com suas necessidades, controlar seu horário de trabalho, dispor de mais tempo com a família, viajar e conhecer novos horizontes e principalmente se livrar do stress causado pelo trânsito nas grandes cidades. Estes são alguns dos motivos que fazem um indivíduo questionar sua empresa e negociar uma jornada de trabalho remoto.

Após completar 4 anos de trabalho remoto, decidi compartilhar um pouco da minha experiência relativa a como começar a trabalhar remotamente tanto para empresas no Brasil, quanto para empresas no exterior.

Todas as informações são inicialmente direcionadas a profissionais de TI, porém também podem ser aplicadas a profissionais de outras áreas.

Trabalho remoto é a coisa certa para você?

Após trabalhar com várias pessoas, de vários estados e países, constatei que cada pessoa tem suas próprias caracteristicas e influências exteriores no qual contribuem com um bom desempenho ou não em seu trabalho remoto:

Disciplina

É difícil controlar sua atenção quando se tem milhares de problemas, serviços domésticos para fazer, cachorro para dar banho, filhos para levar na escola e outras coisas do tipo. Se você é o tipo de pessoa que deixa a resolução dos seus problemas pra depois de forma desorganizada e sem planejamento, talvez trabalho remoto seja algo muito difícil pra você.

Motivação

Às vezes acordar cedo é algo difícil, estar disponível para uma reunião, ou até mesmo se sentir lento por não ter ninguém te ajudando pessoalmente. Pessoas com auto-motivação fazem um trabalho remoto melhor. Às vezes é realmente necessário um Gestor de projetos pegando no pé para manter os funcionários focados no trabalho.

Local de trabalho

O local de trabalho é muito importante para quem trabalha remoto. Às vezes por achar que a liberdade é grande, você acaba caindo na tentação de trabalhar na cama, às vezes até caindo no sono, ligar a TV e trabalhar enquanto assiste, ser atrapalhado por interferências familiares como esposa pedindo pra ir fazer compras no supermercado. Às vezes é realmente necessário definir um bom local de trabalho no qual você se sinta na obrigação de, ao sentar para trabalhar, estar focado e esquecer o máximo do ambiente externo que pode tirar seu foco.

Personalidade

Algumas pessoas conseguem trabalhar tranquilamente em sua casa, outras, necessitam de um escritório específico pra isso, onde conseguem ter contato com outros profissionais. Existem pessoas que utilizam essa oportunidade de trabalho para viajar pelo mundo virando 'nômades digitais'.

Necessidades

Inicialmente tudo que você precisa é ter seus instrumentos de trabalho, "computador, smartphone (caso seja desenvolvimento mobile), post-it(<3)", um lugar para plugar a tomada do seu computador e uma boa internet. Para algumas empresas também é necessário que fique sempre online em alguma ferramenta de comunicação determinada pela empresa.