Skip to content

progit/progit2-pt-br

master
Switch branches/tags
Code

Latest commit

Files

Permalink
Failed to load latest commit information.

Pro Git, Segunda Edição, Português do Brasil

Bem-vindo à segunda edição do livro Pro Git.

Se você está procurando pela versão oficial, em Inglês, vá para o link https://github.com/progit/progit2.

Você pode achar esse livro online em: http://git-scm.com/book

Como a primeira edição, a segunda edição do livro Pro Git é open source sob uma licença Creative Commons.

Algumas coisas mudaram desde que a primeira edição foi disponibilizada de forma livre. Umas delas foi que mudamos o texto do livro de Markdown para o maravilhoso formato Asciidoc; confira aqui um guia rápido de AsciiDoc (em inglês). Nós também passamos a usar a Plataforma Atlas da O’Reilly para a geração contínua dos livros. Assim os formatos mais conhecidos estão sempre disponíves em todos os idiomas.

Nós também passamos a manter as traduções em repositórios separados em vez usar de subdiretórios do repositório original em inglês. Veja o documento para contribuições para mais informações.

Contribuindo com a tradução

Se você quiser contribuir para a tradução do livro Pro Git para o português brasileiro, é só seguir os seguintes passos:

  • Crie uma issue dizendo qual parte do livro deseja traduzir (isso evita que mais de uma pessoa comece a traduzir a mesma parte).

  • Antes de começar a traduzir, é recomendado que você leia as partes do livro já traduzidas. Isso lhe dará uma ideia das convenções de tradução sendo utilizadas.

  • Envie um pull request com a sua contribuição. Possivelmente solicitaremos algumas alterações, visando corrigir problemas ou adequar suas escolhas de tradução ao estilo vigente no restante do livro. Você pode então fazer as alterações e enviar mais commits para seu branch.

  • Caso você seja iniciante em colaborar com projetos open-source no GitHub, leia o guia que preparamos para se familiarizar com o processo.

Como gerar o livro

Existem algumas formas para gerar o e-book a partir deste código fonte.

O mais fácil é simplesmente deixar que a gente faça isso. Um robô fica esperando por mudanças no branch principal e automaticamente gera o livro para todos.

Você acha as versões atuais em http://git-scm.com/book e mais informações sobre a geração dos livros estão disponíveis em https://progit.org.

Manualmente

Outra forma de gerar os arquivos do ebooks é de forma manual, usando o Asciidoctor. Se você executar os comandos a seguir você deve obter os arquivos em HTML, Epub, Mobi e PDF:

$ bundle install
$ bundle exec rake book:build
Converting to HTML...
 -- HTML output at progit.html
Converting to EPub...
 -- Epub output at progit.epub
Converting to Mobi (kf8)...
 -- Mobi output at progit.mobi
Converting to PDF...
 -- PDF  output at progit.pdf

Usamos os projetos asciidoctor, asciidoctor-pdf e asciidoctor-epub.

No MacOS

Sugerimos que utilize o http://brew.sh/ para gerenciar as dependências de sistema (no caso, instalar o ruby e o rubygems mais recentes, para então instalar o asciidoctor).

Instalar versão atualizado do ruby

$ ruby -v
$ brew install ruby
$ source ~/.bashrc # or source ~/.zshrc
$ ruby -v

Atualizar rubygems do sistema

$ gem update --system

Configurar nokogiri para o build usando libraries do sistema

$ bundle config build.nokogiri --use-system-libraries

Depois disso tudo, é só gerar os livros:

$ bundle exec rake book:build

Via Docker

Você não precisa instalar todas as dependências do Asciidoctor em seu sistema. Usando o Docker, o livro pode ser gerado com apenas um comando, através de um container efêmero. Esse container só existirá durante a geração do livro e depois desaparecerá do sistema.

Para tanto, execute o seguinte código no seu terminal:

$ docker run -it --rm \
    -v `pwd`:/documents/ \
    rogeriopradoj/progit2

Indicação de problemas

Se possível, antes de abrir uma issue indicando um problema, verifique se já não há alguma issue semelhante aberta, utilizando o sistema de rastreio de bugs do repositório original (em inglês).

Além disso, se o problema já tiver sido apontado no site https://git-scm.com, verifique se ele não está presente neste repositório. O problema pode ser sido resolvido, mas as mudanças ainda não terem sido implantadas e publicadas.

Contribuição

Se você gostaria de nos ajudar fazendo alguma mudança, dê uma olhada no guia do contribuidor e dirija-se ao repositório do livro original em inglês.