Skip to content
Análise de dados da equipe Cerrado Basquete, e proposta de trabalho de Data Science dentro de uma equipe de basquete no cenário nacional.
Jupyter Notebook
Branch: master
Clone or download

Latest commit

Fetching latest commit…
Cannot retrieve the latest commit at this time.

Files

Permalink
Type Name Latest commit message Commit time
Failed to load latest commit information.
data
proposal
Análise_de_Dados_Cerrado_Basquete.ipynb
Codeless_Análise_de_Dados_Cerrado_Basquete.ipynb
README.md
rafaelnd_banner.png

README.md

author GPLv3 license contributions welcome

Análise de Dados - Cerrado Basquete

DataScience tem sido cada vez mais usado nos esportes, e seu efeito já pode ser visto claramente no #basquete. A "popularização" do arremesso de 3 pontos e a "abominação" do arremesso longo de 2 pontos também são efeitos do trabalho de Data Analytics e Machine Learning na NBA.

Com isso em mente, iniciei esse projeto de Análise de Dados do time Cerrado Basquete, time da minha cidade Brasília, onde tenho amigos e ex companheiros de time, e proponho um pipeline de trabalho de Ciência de Dados dentro de um time de basquete no cenário nacional.

O Cerrado disputou esse ano a Liga Ouro, divisão de acesso ao NBB, a elite do basquete nacional.

Utilizando de dados do site da LNB, entidade organizadora da Liga, analisei os dados da Liga Ouro, buscando entender as dinâmicas do jogo nesse nível de competição, fazendo paralelo com times do NBB, e comparando a campanha atual de times que participaram da Liga Ouro e hoje disputam o NBB, acompanhando suas evoluções.

O projeto foi feito em um formato que facilita a leitura por quem não tem familiaridade com Ciência de Dados, não precisando entender de programação para que se entenda o trabalho.

You can’t perform that action at this time.