Skip to content
master
Switch branches/tags
Code

Latest commit

 

Git stats

Files

Permalink
Failed to load latest commit information.
Type
Name
Latest commit message
Commit time
doc
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

-| Tribuna Eleitoral |-

auto-de-fe


O que é?

Esse projeto corrige, integra, estrutura e otimiza as receitas brutas da Prestação de Contas do Tribunal Superior Eleitoral, disponível no Repositório de Dados Eleitorais, num Banco de Dados Relacional preparado para inquéritos, além de propor ferramentas abertas que facilitem sua relevante investigação por jornalistas, hackers e ativistas.


Por quê?

Planilhas são inviáveis para relacionar informação nessa escala. Em 2014 foi necessário analisar os caóticos dados providos pelo TSE na pesquisa e apuração de jornalismo investigativo que resultou na matéria As quatro irmãs;

Negócios familiares, proximidade com governos, financiamento de campanhas e diversificação de atividades – da telefonia ao setor armamentício – compõem a história das gigantes Odebrecht, OAS, Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez.

Porém, muitos "furos" e indícios de corrupção e atos ilícitos ainda podem ser evidenciados cruzando esses dados entre Doadores, Candidatos e Partidos, revelando - a princípio - os financiamentos e influências no Poder Público dos últimos 15 anos. Fatos ainda inexplorados e ocultos na Política Brasileira agora se tornam acessíveis e apuráveis.

Em 2017, o projeto Tribuna foi base para a investigação sobre financiamento de campanha da Odebrecht, que resultou em uma série de matérias publicadas no The Intercept Brasil e em espanhol na Connectas. Durante o processo de apuração, o método de conversão dos dados do Tribuna foi otimizado e os dados foram checados diversas vezes.


Como?

O script auditável proposto ilumina.sh pega as fontes oficiais e estrutura o banco de dados relacional num processo automático que pode levar mais de 8 horas de processamento de dados. Ver a Metodologia.

Para rodar o script, você precisa instalar o MYSQL e o UNAR.


Resultado

Estes dumps acima possui apenas uma tabela. No entanto, caso o trecho do script que realiza a abstração seja descomentado, o banco de dados terá uma modelagem tal como a proposta abaixo:

modelo


Links


About

Ilumina a Prestação de Contas do Tribunal Superior Eleitoral

Topics

Resources

Releases

No releases published

Packages

No packages published

Languages