Skip to content
Série de escritos sobre finanças disponibilizados através da licença Creative Commons CC BY-SA
Branch: master
Clone or download
Permalink
Type Name Latest commit message Commit time
Failed to load latest commit information.
curto_prazo
custo_de_agencia Título Jul 12, 2017
longo_prazo
matematica_financeira Inclusão da apostila em formato pdf. May 19, 2019
modelos
README.md

README.md

Repositório de código aberto voltado a textos sobre Finanças

Este espaço é dedicado à disponibilização de escritos sobre finanças sob licença Creative Commons CC BY-SA. Basicamente, qualquer pessoa pode copiar, modificar, distribuir ou melhorar qualquer um dos textos aqui disponibilizados, inclusive para fins comerciais, desde que atribua o crédito (mencione a autoria original, o endereço web http://github.com/rcgalvao/financas e as mudanças feitas) e que disponibilize o material produzido sob a mesma licença CC BY-SA.

Desta forma, qualquer professor, pesquisador, aluno ou instituição poderá baixar uma cópia de qualquer um dos textos aqui disponibilizados, propor melhorias (recomendo que as faça através do próprio git), propor alterações ou incorporar novos textos. Sinta-se incentivado a entrar em contato, melhorar, copiar, criar e difundir esta série de conteúdos.

No documento Apresentação.md é explicada a filosofia envolvendo a composição deste trabalho. É importante que o leitor (principalmente se for pesquisador ou professor) conheça a ideia e a filosofia por trás desse repositório, que é resumida no parágrafo abaixo:

Criei este repositório após muito lamentar como determinados materiais (livros, artigos, ensaios) caíam em obsolescência com facilidade. A atualização desses textos seria normalmente rápida e simples, mas as restrições impostas pelas regras de copyright impediam tal atualização por parte de terceiros, ficando restrita aos autores.
Outro fator que me levou a criar este repositório foi a possibilidade de melhorar obras existentes. Há excelentes livros no mercado, mas cada um com pontos fracos que poderiam ser corrigidos com pouco esforço por parte de um especialista ou pesquisador da área. Porém, as obras não podem ser melhoradas porque as restrições impostas pelas regras de copyright também impedem que as obras existentes sejam modificadas.
Por fim, cosiderei extorsivo o valor de determinadas obras, sendo este um fator impeditivo à aquisição por parte daqueles com menos recursos à disposição.
Sendo assim, decidi criar uma série de artigos, textos e ensaios sobre os temas encontrados na área de finanças e disponibilizar tais conteúdos sob uma licença que permitisse a livre cópia, distribuição e modificação. A pretenção para o futuro é compilar os conteúdos em um livro completo sobre finanças totalmente aberto, gratuito e de livre edição.

Novamente, sinta-se incentivado a melhorar esta obra através das seguintes ações:

  • Difusão: Baixe e distribua os conteúdos aos seus alunos ou colegas e os incentive a acessar o endereço http://github.com/rcgalvao/financas para obter as versões mais atualizadas dos conteúdos;
  • Obtenha uma cópia do repositório: Utilize o app git e baixe uma cópia inteira deste repositório, tornando bem mais simples e rápida a proposição de mudanças;
  • Melhore os conteúdos: É possível melhorar o conteúdo de duas formas. A primeira envolve alterar e disponibilizar entre os conhecidos. A segunda envolve propor a incorporação da melhoria realizada. No segundo caso, torna-se mais rica a alteração uma vez que todos terão acesso às mudanças e melhorias.

Espero que esta ideia seja útil e que sirva para aqueles que pretendem aprender um pouco mais sobre finanças.

You can’t perform that action at this time.