Skip to content
This repository

HTTPS clone URL

Subversion checkout URL

You can clone with HTTPS or Subversion.

Download ZIP

A proposta do NerdTrack é simples: reunir todas as músicas e as melhores frases que surgiram nestes anos todos no Nerdcast. O projeto em si é uma oportunidade de estudo do rails por um programador PHP.

branch: master
README.markdown

Projeto Nerdtrack

O Nerdtrack é um experimento, um teste do conhecimento coletivo para reunir informações. Sua proposta é simples: reunir todas as músicas e as melhores frases que surgiram nestes anos todos no Nerdcast. Idealizado por Danilo Martins, o projeto foi inicialmente implementado em um sistema de blog com contribuições através de comentários, porém, com a entrada de Rafael Dohms o projeto ganhou um código independente para facilitar a interação de usuários entre si e na contribuição de informações.

A premissa do projeto é de que a informação se baseia na massa, na contribuição de diversas fontes. Com um número grande o bastante de ouvintes do Nerdcast a teoria diz ser possível identificar todas as músicas utilizadas. Possibilitando a contribuição destas diversas fontes, podemos viabilizar a reunião de todos estes dados.

Para participar, registre o seu usuário, escolha o epísodio e mande sua contribuição. Caso discorde de alguma música o sistema irá em breve possibilitar este tipo de interação.

"Tudo começou com a ideia de acabar com a curiosidade musical dos milhares de fãs do Nerdcast, o primeiro podcast nerd do Brasil. Sempre que tocava uma música legal em algum episódio, o pessoal ia correndo perguntar que música era aquela, fosse nos comentários, orkut, twitter ou em casos mais extremos, cortavam o trecho e subiam para o YouTube, na esperança de que alguém que soubesse a resposta pudesse acabar logo com a dúvida. Bom, teoricamente a ideia funcionava, mas o desgaste de ter que procurar a resposta em vários sites e esperar pela resposta, apertando o maldito F5, realmente não valia o esforço. Resolvi então criar um blog para que, com o tempo, todas as músicas fossem sendo preenchidas através de comentários. Além disso, as melhores frases já proferidas também entrariam na lista. Mas isso também era bem desgastante. Foi então que, no meio dos primeiros visitantes do blog, um sujeito se destacou pelo seu esforço e pela sua vontade de ver o Nerdtrack ir para o infinito - e além. Seu nome é Rafael Dohms e, graças a ele, o Nerdtrack está neste formato: mais rápido e mais adepto a receber suas colaborações, nerd." Danilo Martins

"Decidi auxiliar o Danilo neste projeto pois estava procurando um projeto que poderia executar em meu tempo livre, e experimentar algumas tecnologias novas em busca de novos conhecimentos. Ele possuia apenas um blog que dificultava a contribuição dos ouvintes, eu apenas criei um sistema que pudesse facilitar a ideia que ele já tinha." Rafael Dohms

Open-Source

O Projeto Nerdtrack serviu para mim como uma oportunidade de me familiarizar com o Ruby e o Ruby on Rails, pois sou por natureza um desenvolvedor PHP a mais de 10 anos. Sempre recomendo que um programador deve escolher uma linguagem pra ser seu carro-chefe, mas deve também conhecer o máximo possível das outras opções no mercado, estando pronto para mudar de linguagem sempre que necessário. Para isso a melhor coisa é se ter um projeto pessoal para te motivar a este estudo, e assim surgiu a ideia do NerdTrack.

Após quase um ano trabalhando em cima do Nerdtrack, decidi que era hora de abrir o código. Por que? Bem venho recebendo inúmeras novas ideias para o site, novos features, melhorias dentre outras, e cada vez tenho menos tempo para me dedicar, então porque não usar o poder da comunidade para alavancar isso? O código esta ai, cada um que quiser fazer um novo feature pode fazer o fork do projeto, implementar a feature e me enviar, vou revisar os códigos e por no ar. Além disso sou um pessimo desenvolvedor RoR ainda, com certeza quem é dá área vai achar vários errinhos e vai poder ai me ajudar com correções.

Então ai está, forkem, codem e mandem!

Something went wrong with that request. Please try again.